top of page

Duas Por Uma

Episódio 02

Abertura:

CENA 01 - (Revista VÊNUS/Manhã)

 

Jade está sentada em sua mesa, concentrada em elaborar a pauta sobre o concurso, quando Raquel se aproxima.

 

RAQUEL: Olha só, você está parecendo uma verdadeira colunista de moda. Parabéns, Jade. Na vida, precisamos nos adaptar ao que nos é oferecido.

 

JADE: Obrigada, Dona Raquel. É sempre bom quando nosso estilo é reconhecido. No fim das contas, isso é o que importa, não é?

 

RAQUEL: Ah, Jade... sua sorte é que, neste lugar, não há ninguém mais competente. Caso contrário, você já estaria na rua, querida. Ah, e diga à sua amiga que ela pode vir.

 

Raquel se afasta com um leve sorriso sarcástico. Jade, então, decide sair para o almoço e dar a novidade pessoalmente a Luíza.

 

CENA 02 - (em uma lanchonete de bairro)

 

Luíza está limpando a cozinha quando é surpreendida pelo filho de sua chefe.

 

RAPAZ: Você está mais bonita do que nunca. Quando vamos aproveitar de verdade?

 

LUÍZA: NUNCA. Me respeite! Estou trabalhando, e sabe quando vou ter algo com você? NUNCA.

 

Ela o empurra, e nesse momento a mãe dele entra na cozinha.

 

LUÍZA (gritando): CHEGA! Eu não aguento mais. Todo dia seu filho me assedia, e eu tenho que fingir que nada aconteceu? Estou exausta disso tudo. Não trabalho mais aqui.

 

MULHER: Pense bem, Luíza. Você nunca encontrará um emprego tão bom quanto este. Veja seus atrasos; sempre relevo e não desconto do seu salário.

 

LUÍZA: Só pode ser brincadeira, não? A senhora me explora e ainda se considera uma boa chefe? Estou saindo, e quero todos os meus direitos, ou levo a senhora e seu filho à justiça por assédio.

 

A mulher percebe que Luíza está determinada.

 

MULHER: Certo, Luíza. Me dê alguns dias, e eu farei os cálculos do que lhe devo.

 

LUÍZA: Não volto aqui nem para comer. Até nunca mais.

 

CENA 03 - (Casa de Edgar/Piscina/Rio de Janeiro)

 

Edgar e Úrsula estão na piscina, trocando um beijo apaixonado, quando Pilar se aproxima com um sorriso entusiasmado.

 

PILAR (animada): Que cena mais linda! Já estou até imaginando os netinhos que vou ter.

 

EDGAR (desconcertado): Mãe, por favor, não começa… Eu ainda sou muito novo pra pensar nisso.

 

ÚRSULA (irritada): Como assim, Edgar? “Pensar nisso”? Está dizendo que estar comigo é um peso pra você?

 

EDGAR (tentando explicar): Não, Úrsula! Não é isso que eu quis dizer, eu só…

 

Antes que a situação saia do controle, Pilar intervém com um tom sereno.

 

PILAR (calma): Vamos, não briguem por causa de um mal-entendido. Saiam da piscina, porque tenho uma novidade pra contar aos dois.

 

CENA 04 - (em um café qualquer)

 

Gigi e Hana estão conversando.

 

HANA: Desculpe, amiga. Essa conversa já era para ter acontecido ontem, mas tivemos uma reunião de última hora. Então, me conte qual é a novidade tão importante que você tinha para me contar? Confesso que estou curiosa.

 

GIGI (com um tom irônico): Bom, Hana… Quem você acha que vai apresentar o concurso…?

 

HANA (com convicção): Ora, claro que sou eu! Vou ser a grande apresentadora do Super Estrela! Não há ninguém melhor para o papel.

 

Gigi a encara e, com um leve sorriso, responde.

 

GIGI (irônica): Não é o que estou ouvindo nos bastidores, Hana. Parece que estão considerando trazer uma estrela internacional.

 

Hana fica surpresa e visivelmente preocupada com a informação, enquanto Gigi observa a reação da "amiga" com um sorriso discreto. 

 

CENA 05 - (Rio Belo/Praça)

 

Luíza e Jade estão conversando sobre os últimos acontecimentos, quando Camila chega com um grande sorriso, trazendo uma novidade.

 

CAMILA (sorrindo): Gente, as inscrições foram oficialmente abertas!

 

Camila mostra o celular, animada, falando sobre o concurso.

 

CAMILA: Vamos lá, pessoal? Uma de nós tem que ganhar! Aliás, eu vou ganhar, e vocês podem ser minhas vice.

 

JADE: Não vou me inscrever, Camila. Sou jornalista, e ser cantora é a última coisa que quero. E, aliás, está na hora de você também procurar um emprego, chega de viver alienada.

 

Camila e Jade começam a discutir no meio da rua, enquanto Luíza tenta acalmar as duas.

 

CAMILA: Alienada? E quem você acha que está falando comigo assim, só porque conseguiu um emprego? Você não é melhor do que eu em nada! Pensei que, como minha irmã, me apoiaria, mas você sempre quer ter razão.

 

JADE: Isso é o cúmulo! Se sente ofendida só porque eu disse a verdade. Camila, olha ao seu redor. Mamãe se esforça ao máximo, enquanto você continua nesse sonho de ser uma Super Estrela. Sonhar não põe comida na mesa. Eu e a mamãe não vamos sustentar você pelo resto da vida!

 

LUÍZA: Gente, por favor, vamos nos acalmar. Olhem só, as pessoas estão nos observando. Se vocês querem discutir, façam isso em casa, não no meio da rua.

 

JADE: Não, Luíza, ela precisa ouvir umas verdades. Camila está se tornando mimada e precisa entender que nem tudo é do jeito que ela quer. Se ela quer ser alienada, o problema é dela. Eu tenho os pés no chão e quero conquistar as coisas pelo meu mérito, não por sonhos de fama.

 

CAMILA: Não se preocupa, Lu. A "dona da razão" aqui sempre tem razão. Sou mesmo uma alienada, então vou compartilhar essa novidade com quem realmente quer ouvir, não com quem só finge gostar de mim.

 

LUÍZA: Nossa, Jade, nem reconheço você. Como pode falar assim com sua irmã? Logo você, que sempre foi tão protetora?

 

JADE: Justamente por isso, Lu. Camila cresceu numa redoma de vidro, achando que a vida é um conto de fadas e que tudo vem fácil. Mas enfim, não era para isso que eu te chamei. Vamos almoçar, e eu te conto no caminho.

 

Jade e Luíza se afastam, conversando enquanto caminham.

 

CENA 06 - (Rio de Janeiro/Mansão Pedro/Jardim)

 

Pedro e Fabíola estão no jardim conversando, quando ele a questiona sobre a cena que presenciou ontem na sala.

 

PEDRO: Fabíola, me conta o que estava acontecendo entre você e a mamãe ontem, quando cheguei.

 

FABÍOLA: Não foi nada, Pedro. Você conhece a mamãe; quando ela fica nervosa, não mede muito as palavras nem o jeito de falar.

 

PEDRO: Olha o seu braço, está vermelho! Ela não podia ter feito isso com você. Mamãe precisa entender que eu sou um homem adulto e que eu mando na minha própria vida. E você também não deve deixar que ela mande em você.

 

FABÍOLA: Não quero falar sobre isso. Quero saber de você – onde você estava e por que não atendeu as ligações dela?

 

PEDRO: Ontem acordei nostálgico, pensando muito na Luíza... Acabei indo à praia para espairecer.

 

Nesse momento, Cláudia surge e questiona o que os filhos estão conversando.

 

CLÁUDIA: Posso saber sobre o que vocês dois estão falando? Aposto que estão tramando algo pelas minhas costas.

 

PEDRO: Para com isso, mãe. A senhora nos trata como se ainda tivéssemos cinco anos. Chega, estou cansado disso. A partir de agora, nós dois somos adultos e queremos cuidar das nossas próprias vidas.

 

CLÁUDIA: Nunca imaginei que, depois de todos os sacrifícios que fiz por vocês, me tratariam com desprezo. Mas é como dizem, não é? Tudo pelos filhos, nada pela mãe.

 

PEDRO: Ai, meu Deus! Pronto, lá vem o sermão. Vamos lá, diga logo, não veio aqui só para me atormentar, certo?

 

CLÁUDIA: Só vim avisar que hoje temos uma reunião na TV Feliz. Sua presença é extremamente importante. Saímos às 15h, a reunião é às 16h, então precisamos chegar pontualmente. Vou te esperar.

 

PEDRO: Tudo bem, mas ainda temos tempo, então vou ficar aqui, conversando com minha irmã. Será que a senhora poderia nos dar licença?

 

Contrariada, Cláudia sai, revirando os olhos e lançando a Fabíola um olhar duro, como se a considerasse uma inimiga. 

 

CENA 07 - (Rio Belo/Restaurante da praça)

 

Jade e Luiza conversam, enquanto Luiza tenta acalmar a amiga, que ainda continua nervosa pela discussão que teve com a irmã 

 

LUÍZA: Calma amiga por favor! Olha o jeito que você tá! Desse jeito vai ter um treco. 

 

JADE: Ai Lu eu tô cansada, tudo que eu posso fazer para poder ajudar a Camila eu faço, mas ela só me decepciona pensei que agora ela arrumar um emprego e ajudaria eu e a mamãe a sustentar a casa, mas pelo visto ela vai ficar mais alienada do que nunca. 

 

LUÍZA: Posso te dar um conselho deixa ela se inscrever, vai que ela ganha é o sonho dela, não é porque eu e você abrimos mão do nosso sonho que a gente tem se desanimar a Camila em relação ao dela.

 

JADE:  É você tem razão, como sempre chegando em casa eu vou pedir desculpa a ela. Ela não tem culpa que eu não consegui realizar o meu sonho né? Eu devia ficar feliz por ela realizar o sonho dela, afinal ela é minha irmã.

 

As duas se abraçam e Luiza segurar a mão de Jade

 

LUÍZA: Eu sei amiga que você não é uma pessoa má, nem todo mundo está no bom dia sempre rsrs,mas faz isso sim faz as pazes com a Camila, ela te adora ela vai entender o que aconteceu.

 

JADE: Não quero que ela fique chateada comigo, adoro muito ela. Antes que eu me esqueça, falei com a Raquel e você está contratada a partir de agora.

 

LUÍZA: Sério amiga! Que bom. Acabei de pedir demissão, filho da Tina como sempre me assediando. Tô cansada, vou aproveitar o dinheiro que ela me deu e vou comprar uma máquina melhor, quem sabe se eu mandar bem nas nas fotos as suas chefe me contrata? 

 

JADE: Tenho certeza! Você é ótima profissional.

 

De repente o garçom se aproxima e entrega o cardápio para as duas.

(FIM DO EPISÓDIO)

18/11/2024

 

©️ GS Literatura.

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page