Duas Por Uma
Episódio 01
Abertura:
CENA 01 - (Rio Belo - Minas Gerais/Casa de Luíza/Manhã)
Luíza está usando fones de ouvido e cantando animadamente enquanto realiza a faxina em seu quarto. Durante a arrumação, seus olhos se deparam com uma caixa no guarda-roupa. Curiosa, ela para o que está fazendo, tira os fones, pega a caixa e a coloca sobre a cama. Ao abri-la, um sorriso se espalha em seu rosto.
LUÍZA (radiante): Não acredito! Fotos de quando eu era bebê! Olha só… eu e as meninas. Vou mostrar pra elas. Precisamos fazer uma noite de nostalgia!
CENA 02 - (Revista VÊNUS / Sala de espera)
Jade está sentada em um corredor repleto de jovens mulheres, todas elegantemente vestidas. Em contraste, ela usa uma calça e camiseta simples, destacando-se no ambiente. Seu nervosismo é evidente, mas ela permanece em silêncio, até que uma das concorrentes se vira para ela.
MOÇA 01: Tudo bem com você?
Jade assente, mas seu olhar demonstra a inquietação.
JADE: Estou bem, sim… Só que não estou realizando nenhum grande sonho estando aqui. Para ser sincera, ser colunista nunca foi meu objetivo. Mas eu preciso ajudar minha mãe com as despesas.
MOÇA 01: Te entendo. Mas nem sempre a vida é sobre o que a gente quer. Às vezes, é sobre aproveitar as oportunidades que aparecem. Quem sabe isso te leve a algo maior? Eu, por exemplo, sempre quis ser modelo, mas estou aqui disputando a vaga de copeira. Nem tudo é como queremos, mas como deve ser.
Jade esboça um leve sorriso e assente novamente, mas a ansiedade continua. De repente, ela é chamada por Mark para a reunião com Raquel. Nervosa, Jade adentra a sala.
CENA 03 - (Revista VÊNUS / Sala de Raquel)
Raquel está sentada à sua mesa, com um olhar crítico e uma postura imponente. Seu semblante demonstra uma mistura de autoridade e arrogância enquanto analisa, mais uma vez, o currículo de Jade.
RAQUEL (arrogante): Vou ser breve e direta. Recebi seu currículo, gostei do que li, então, parabéns. Você está contratada. Começa depois de amanhã. Mark vai acertar com você os detalhes sobre salário e… vestimenta.
JADE (confusa): Vestimenta? Minhas roupas não são adequadas para trabalhar aqui?
RAQUEL: Não exatamente. Para trabalhar na minha revista, você precisa se vestir de acordo. Estamos entendidas, querida? Olha, Jade, a Vênus vende imagem e qualidade. Se não quiser se adequar aos padrões da revista, avise logo, porque candidatos não faltam.
JADE: Não, dona Raquel, claro que quero trabalhar aqui. Vou seguir as orientações do Mark e me apresentar conforme ele indicar.
RAQUEL: Ótimo. Ah, Jade, se prepara. Como você sabe, a sede do concurso A Super Estrela vai ser aqui em Rio Belo, e você, minha querida, será a responsável por cobrir tudo pessoalmente.
Jade permanece em pé, tentando processar tudo, enquanto Raquel volta sua atenção para outros papéis, deixando claro que a conversa havia terminado.
CENA 04 - (São Paulo/TV Feliz/Estúdio)
Hana apresenta o programa “Bom Dia Feliz” com seu característico sorriso radiante e entusiasmo contagiante.
HANA (sorrindo): Muito obrigada pela sua companhia no programa de hoje! Não se esqueçam: façam já a sua inscrição para o mais novo reality e se tornem a próxima Super Estrela! Até logo, e um beijo da Hana!
DIRETOR: Corta!
Assim que o programa termina, Hana abandona a expressão de felicidade e adota um semblante exausto enquanto dá ordens ao redor.
HANA (sussurrando): Finalmente! Minha boca já tava doendo de tanto fingir esse sorriso…
Ela olha para o lado e seu semblante se transforma novamente ao ver Gigi se aproximando.
GIGI (misteriosa): Preciso falar com você, mas não pode ser aqui. Vamos a um café.
Hana, intrigada, assente e decide acompanhá-la.
As duas caminham pelos corredores da emissora, trocando olhares, destilando veneno pelos corredores da TV.
CENA 05 - (Quarto de Luíza/Rio Belo)
Luíza ainda está sentada na cama, fixa nas lembranças trazidas pelas fotos da caixa. Ao pegar uma imagem específica, seu semblante muda: é uma foto dela com Pedro. Ela a encara por alguns instantes, o olhar carregado de saudade e tristeza.
LUÍZA (baixinho, lamentando): Foi por dinheiro? Por fama? Por que acabou assim, Pedro? Não tinha que ser desse jeito…
Nesse momento, Verônica entra no quarto e percebe a expressão da filha. Luíza, ao notar a presença da mãe, tenta disfarçar e guarda a foto.
VERÔNICA (calma): Filha, eu sei que você ainda sofre por esse rapaz, mas precisa esquecer isso. Já passou, ele seguiu a vida dele, e você tem que seguir a sua.
Luíza, desconfortável, tenta mudar o foco da conversa, pegando outra foto da caixa.
LUÍZA: Bom, eu vou até a casa das meninas. Elas querem conversar comigo. Vou aproveitar pra mostrar essas fotos… Essa aqui, pode jogar fora. Não quero mais.
VERÔNICA: Vai, filha, elas te fazem bem. Manda um beijo pra elas. Quanto a essa foto… vou guardar. Apesar de tudo, foi parte da sua vida. Se mudar de ideia, ela vai estar comigo.
Luíza dá um meio sorriso e pega a caixa, saindo do quarto. Verônica, com um olhar compreensivo, guarda a foto com cuidado.
CENA 06 - (Mansão de Pedro/fim da manhã)
Claudia caminha tranquilamente pelo corredor em direção ao quarto de Pedro. Ao chegar, abre a porta devagar, com um sorriso no rosto, e começa a falar.
CLAUDIA (calma): Bom dia, filho! Olha que sol lindo lá fora. Vamos levantar? Mamãe tem uma novidade que você nem imagina… Pedro??
De repente, sua expressão muda. O sorriso desaparece ao ver a cama vazia, com apenas alguns travesseiros disfarçando debaixo das cobertas. Claudia pega o celular e tenta ligar para Pedro, mas a chamada vai direto para a caixa postal.
CLAUDIA (furiosa): Pedro Henrique, posso saber onde você passou a noite?! Porque em casa não foi! Me liga assim que ouvir isso!
Ela desliga a ligação com força e murmura, irritada.
CENA 07 (Exterior/Praia/Rio de Janeiro)
Em uma praia deserta, Pedro está sentado na areia, observando o mar. A brisa suave contrasta com suas emoções. O toque insistente de seu celular o tira de seus pensamentos. Ele o pega, mas ao ver que é sua mãe, suspira e deixa a chamada cair na caixa postal.
PEDRO (cansado): Hoje não, mãe. Mais tarde a gente se fala… Hoje só quero ficar aqui, sem pensar em nada disso.
Ele se deita na areia. Pedro fecha os olhos por um instante. O som das ondas ecoa ao fundo.
CENA 08 (Casa de Rosa/cozinha)
Rosa está na cozinha preparando o almoço com Jade, enquanto Camila as observa de braços cruzados, com um ar de superioridade.
CAMILA (altiva): Quando eu for rica e famosa, vou contratar uma cozinheira pra vocês.
ROSA (cansada): Minha filha, para com isso. Você precisa pensar em algo mais certo. Vai ficar sonhando com isso até quando?
CAMILA (confiante): Só espera, mãe. Você vai ver! Mas agora vamos terminar esse almoço, porque a Lu tá chegando.
A campainha toca e Camila corre para abrir a porta.
CAMILA (animada): Lu! Que bom que você veio! Vem comemorar com a gente!
LUÍZA (confusa): Comemorar o quê? Você arrumou um emprego?
CAMILA (rindo): Eu? Emprego? Jamais! Essa vida de assalariada não é pra mim, fofa. Estou me preparando pra ser famosa, foi a Jade que…
Antes que termine a frase, Jade se aproxima e abraça Luíza.
JADE: Eu consegui um emprego na Vênus.
LUÍZA: Mas por que essa cara, Jade? Finalmente vai trabalhar como jornalista, não é?
JADE: É… Mas não como jornalista investigativa, como eu queria. Vou cobrir fofoca, Lu. E você sabe o quanto eu odeio isso.
Luíza segura a mão de Jade com um sorriso encorajador.
LUÍZA (sorridente): Pensa nisso como um degrau. Um dia, você ainda vai desvendar os maiores mistérios desse país, amiga.
JADE (sorrindo): É… Você tem razão. Uma hora vai dar certo. Mas, por enquanto, eu preciso ajudar minha mãe. Ela está cansada, e a Camila… Bom, ela não vive no mundo real como a gente.
Camila revira os olhos e volta para a cozinha.
CENA 09 - (Casa de Pedro /sala)
Claudia, claramente nervosa, discute em tom elevado com os empregados, que saem apressados ao perceber a chegada de Fabíola.
FABÍOLA (desapontada): O que está acontecendo, mãe? Por que está tratando os empregados dessa forma? Você sabe que eles podem te denunciar, não sabe?
Claudia, ainda tomada pela raiva, segura o braço de Fabíola com força.
CLAUDIA (tensa): Fabíola, o seu querido irmão desapareceu! Ninguém sabe onde ele está, ninguém viu nada. E você sabe! Vocês dois sempre conspiram pelas minhas costas.
Fabíola, pasma com o exagero da mãe, tenta manter a calma, mas não consegue esconder sua indignação.
FABÍOLA (firme): Você está passando dos limites, mãe. É sufocante o jeito como trata o Pedro! Dê espaço para ele, por favor. Assim, você só o afasta mais. Ele não é mais um bebê!
CLAUDIA (exaltada): Eu sou mãe! E, se for necessário, eu sufoco sim! Quando se trata do meu filho, faço o que for preciso!
Antes que Fabíola responda, Pedro entra no ambiente.
PEDRO (irritado): O que está acontecendo aqui? Por que essa gritaria?
CENA 10 - (Casa/Interior)
Na TV, o narrador anuncia com entusiasmo:
NARRADOR (na TV): É isso mesmo, galera! O concurso para escolher A Grande Voz do Brasil está de volta, oficialmente! Inscrevam-se já, porque logo o show começa. Venha ser você a próxima Super Estrela!
O som da televisão ecoa pela casa enquanto Inácio assiste com atenção. Ele se inclina no sofá, com um sorriso confiante.
INÁCIO (determinado): Essa é a minha chance de voltar aos holofotes. Eu vou agenciar essa nova estrela e, com certeza, acabar com você, Rodrigo. Me aguarde, velho amigo.
Inácio sorri de forma sarcástica.
CENA 11 - (Rio Belo/quintal/casa de Rosa)
Jade e Luíza estão sentadas frente a frente, em silêncio, até que Jade quebra o clima, observando a amiga com atenção.
JADE: O que aconteceu, Lu? Eu te conheço, fala comigo.
Luíza suspira, relutante, mas logo desabafa.
LUÍZA: Encontrei algumas fotos antigas e, entre elas, havia uma do Pedro. São lembranças que tento esquecer. E, além disso, tem o filho da Tina, que não para de me assediar no trabalho. Não sei até quando vou conseguir lidar com isso.
Jade, compreensiva, tenta confortá-la.
JADE: Eu sei, amiga… Homens podem ser complicados. Veja o Saulo, ele me deixou para seguir o sonho dele. Mas, quanto ao filho da sua chefe, você precisa denunciar esse comportamento.
LUÍZA: Ainda não superou o que o Saulo fez, né? Mas, pelo menos, você está em vantagem.
JADE (confusa): Vantagem? Como assim, amiga? O Saulo me deixou e foi para Portugal seguir a carreira de chef.
LUÍZA: Pelo menos ele não te traiu como o Pedro fez comigo. Eu sou tão abandonada quanto você.
De repente, Jade se levanta com firmeza, encarando Luíza.
JADE: Chega, Lu! Vamos fazer um pacto. A partir de agora, nada de Saulo ou Pedro. Agora é Jade e Luíza. Agora escuta só! Eu vou cobrir o concurso, lembra? E vou precisar de uma equipe. Você é uma fotógrafa incrível, então quero te contratar! Vai ganhar muito mais do que na lanchonete e, o melhor, não vai mais ter que lidar com aquele idiota.
LUÍZA: Você tem razão, amiga. Chega de sofrer! EU VOU SER FELIZ. NÓS VAMOS!
As duas sorriem, se abraçando com força, prontas para começar uma nova fase de suas vidas juntas.
(FIM DO EPISÓDIO)
17/11/2024
©️ GS Literatura.