Conversa Boa - Edição 04
Apresentação: "Gabriel Ferreira"
GABRIEL: Pode chegar! Tá começando o "Conversa Boa". Aqui, você já sabe, tem muito papo bacana, prestação de serviço e entretenimento de sobra. No episódio de hoje, recebemos duas pessoas que contribuem para que o Mundo Web permaneça de pé. Diretamente do Star Novelas e do JP Studios, respectivamente, Antônio Vinicius e Vinícius Carelli! Sejam bem-vindos, meninos.
VINÍCIUS: Obrigado pelo convite! É um prazer.
ANTÔNIO: Obrigado! Fico muito feliz em poder estar aqui.
GABRIEL: Para começar, quero que vocês se apresentem para quem está nos acompanhando. Digam nome, idade, o que fazem da vida fora daqui…
VINÍCIUS: Meu nome é Vinicius Carelli, tenho 27 anos e trabalho como porteiro e professor particular.
ANTÔNIO: Eu me chamo Antônio Vinícius, tenho 18 anos e sou estudante. Além de estudar eu também faço estágio e tenho uma mentoria de redação online para alunos de escolas públicas.
GABRIEL: Que incrível, Antônio! Você é estudante, acredito que pela idade deve estar no último ano do ensino médio, estou certo? Se sim, como está sendo essa experiência?
ANTÔNIO: Sim, eu tô no último ano kkkk. Eu diria que é algo bem simples, o último ano do ensino médio, pelo menos pra mim, foi o meu ano mais exaustivo. Acredito que é um ano de muita pressão na escola devido os vestibulares, onde a gente se cobra muito e acaba se parabenizando pouco... Mas é isso, normal, uma fase da vida que é necessária.
GABRIEL: Realmente! Compartilho da mesma luta que a sua, risos. Sem dúvidas, foi um ano de muito desgaste emocional e físico, mas está acabando, graças a Deus. Tudo na vida é fase. E você, Vinícius, como foi seu último ano e como é trabalhar com aulas particulares? O que você ensina?
VINÍCIUS: Meu último foi bom, só tenho que agradecer. Trabalhar com aulas particulares é muito bom, sinto uma sensação boa de passar algo muito importante para os alunos que é o conhecimento. Dou aulas de português, e me arrisco pouco na matemática. Inclusive no trabalho eu passo provas e tudo, pro pessoal que quer prestar provas pra concurso ou só pra conhecimento mesmo.
GABRIEL: Bom, agora eu gostaria que vocês dissessem quem são vocês no Mundo Virtual. Quais foram suas contribuições? Como chegaram até aqui? Se sentem realizados?
VINÍCIUS: Hoje sou autor e diretor, mas minha trajetória começou no Instagram. Escrevia web novelas por lá, até que um autor me disse que havia autores que escreviam web novelas pro you tube, na comunidade. Daí, pesquisei e achei o DL, onde consegui entrar, e escrevi minha primeira novela no YouTube. Depois de um tempo, fui pro JP, onde estou até hoje. Sim, sinto muito realizado. Só o fato de compartilhar uma história da qual algumas pessoas gostem, já me sinto realizado.
ANTÔNIO: O Antônio do mundo virtual atualmente, eu diria que é um Antônio mais maduro que o Antônio do passado. Eu cheguei aqui acho que como a maioria das pessoas, eu sou muito fã de teledramaturgia, gosto muito do universo, das novelas e tudo mais, é um hobby... Foi então que ingressei aqui, conheci os canais e entre uma coisa e outra, o Star Novelas nasceu. Hoje eu sou feliz por tudo que o Star representa pro Mundo web, acho que o principal objetivo vem sendo conquistado que é fazer as pessoas lerem e escreverem mais e se conectarem com as histórias contadas.
GABRIEL: Compartilhar histórias é algo fantástico. Eu acho que tudo merece ser contado, espalhado e, mesmo que por poucas pessoas, notado. Acredito que as web-novelas podem mudar pensamentos, mesmo que de "pouca gente", mas já faz a diferença. Concordam?
VINÍCIUS: Concordo.
ANTÔNIO: Com certeza! Outro dia vi falarem que web novela era coisa de 2009, orkut e tals. Mas não, eu acho que esse estilo ainda tá muitooo vivo, o que falta é as pessoas nos encontrarem, tem muita gente por ai a fora que amaaa web novela mas não conhece os canais do Mundo Virtual.
VINÍCIUS: Verdade, precisa e muito ser visto por mais e mais pessoas. As web novelas, assim como as novelas tem esse legado, de abrir mentes, criar possibilidades, harmonizar as coisas, ver que nem tudo está perdido.
GABRIEL: Existem tantas histórias incríveis que desconhecemos, muitas vezes porque os autores não ganham oportunidades por aí e, alguns, encontram por meio das web-novelas, uma maneira de mostrar um pouco do seu talento para as pessoas. Acho isso bem bacana.
ANTÔNIO: Isso é uma verdade. Mas existe uma coisa, Gabriel, que estraga muito essa questão de oportunidades. Do ponto de vista dos canais, a gente poderia estar dando oportunidade pra todo mundo que quer escrever! Mas, às vezes, existem pessoas que não conseguem valorizar isso. Não são todos. Mas por conta de uns, acaba prejudicando outros. Isso já ocorreu muito no Star, fomos muito prejudicados por autores que não souberam aproveitar e levar a serio a oportunidade que tiveram.
GABRIEL: Pior que é verdade! Existe muita gente que faz pouco caso, não leva a sério e acaba prejudicando os canais. Acredito que se a gente tá aqui hoje, é porque a gente acredita nisso, não vê apenas como uma brincadeira.
ANTÔNIO: Exato!
VINÍCIUS: Compreendo bem, e faço minha as palavras do Antônio Vinicius, não quer que todos que amam assistir uma novela que vai criar uma história sem pé nem cabeça e mandar pra um canal querendo uma aprovação. Mesmo que a história surja, existe o fator principal que é a madureza e estrutura da história. Igual receita de bolo. Se não seguir os ingredientes, o bolo pode até sair, mas como será o aspecto e o sabor? Basicamente é isso.
ANTÔNIO: Eu falo como um alguém que não aproveitou a oportunidade que teve lá no início. E hoje eu aprendi. Hoje eu diria que "provei do meu próprio veneno". É algo horrível para os canais autores que abandonam suas obras, pq aquilo querendo ou não, levou tempo, dedicação e pesquisa, trabalho de todo mundo jogado fora…
GABRIEL: Existe uma pauta extremamente presente na mídia atualmente, que é a falta de "tempero" nas web-novelas atuais. Vocês concordam? O que acham que falta nas produções de hoje em dia, que havia no passado? Ou acreditam que não passa de saudosismo?
VINÍCIUS: Acredito que seja justamente achar uma boa sinopse que, mesmo que haja vários clichês, fazê-los da maneira certo e no momento certo, dentro da narrativa, se torna uma novela de sucesso. Há histórias que infelizmente o público, de uma maneira geral, não quer ver naquele momento. E isso pode afugentar pessoas daquela história que está sendo exibida.
ANTÔNIO: Eu preciso concordar, mas preciso dizer também que não tem muito o que se fazer. Toda fórmula esgota e a gente como canais e junto com nossos autores estamos sempre buscando fazer algo novo, inovar de alguma maneira, nem que seja no modo de divulgar uma web novela, sabe? Não sei se viu mas Fé no Amor e Terras Distintas foram divulgadas com vídeos dos próprios autores do Star chamando para ler a web. Acho que isso já mostra um desejo de inovar. E isso que você falou é a mais pura verdade, Vinícius! Até o clima influencia muito numa web novela que esteja sendo exibida. Pode parecer loucura mas as vezes o flop de uma web tem a ver com a época do ano kkkk.
GABRIEL: Existem uma frase que eu gosto muito, que é: "Todas as histórias já foram contadas, mas não por você". Acredito que todos os autores têm sua essência, seu toque, seu modo de contar histórias. Uma mesma história pode ser contada de várias maneiras diferentes, acho que isso também ajuda a reinventar o gênero.
ANTÔNIO: É aquilo né, perspectivas. As vezes você pode escrever uma história de uma família rica. Mas eu posso escrever essa mesma história, com uma família rica, mas contar ela da perspectiva de um empregado daquela casa, por exemplo. Isso que vc disse tem tudo a ver.
VINÍCIUS: Super concordo. Já lemos histórias no mundo web que foram um arroz com feijão. Mas tudo vai da maneira como você escreve. No JP temos três faixas de produções que abordam o tipo de gênero que serve para cada história. E tudo vai da maneira como cada autor escreve. E todo autor tem sua maneira de escrever. Exemplo, pega uma história simples e entregue na mão deles. Tenho certeza que cada um entregará de uma forma. Uns com um texto mais sensível, outros com um texto mais maduro, sério, e outros que pode transformar aquilo numa comédia, por exemplo.
ANTÔNIO: Cada autor tem seu jeitinho único.
VINÍCIUS: Acredito que todo autor já encontrou sua forma de escrever, e quem é da direção de um canal, já sabe muito bem o que esperar daquele autor.
ANTÔNIO: Isso mesmo. Por isso é tão amedrontador quando a gente seleciona um novo autor. Não sabemos bem o que esperar e como ele vai lidar com o fato de escrever uma obra aberta que é a web novela.
GABRIEL: Vocês que trabalham com essa parte administrativa, como é a experiência? Exige muita responsabilidade?
ANTÔNIO: Eu confesso que já fui mais rígido no começo com a administração do canal, mas hoje eu tenho pessoas que me ajudam. Administrar um canal vai além de escolher qual web vai substituir qual. É sobre supervisionar texto, colaborar com o autor e participar do processo da web novela. Pq uma web novela é um produto que mesmo que não gere algum lucro, ele vai ser consumido né?
VINÍCIUS: Sim, muita! A principal é justamente autores da casa que nós mandam uma sinopse, ou que a gente peça pra que ele escreva uma novela pra tal horário. Mas cito também aqueles que são novatos. Os novos, muita das vezes nos mandam uma sinopse cheia de elaboração, as vezes muito fantasiosa. No JP, nos reunimos e falamos o que achamos e depois chegamos a uma decisão. Tem histórias que são boas e aprovamos, outras que esperamos o momento certo de apresentá-las e outras que são ruins mesmo, me desculpe. É claro que a gente espera que todas as histórias da qual aprovamos, faça sucesso. Mas nem todas fazem. Uma que aprovei e não me arrependo foi o filme UM AMOR PRA MIM, uma história leve e sensível que fez muito sucesso.
ANTÔNIO: Eu li essa no JP Studios e gostei bastante. Eu acho que um problema nos canais inclusive no Star é a logística de autores. Por termos apenas 1 web no ar e muitas sinopses em fila, o autor na fila acaba cansando de esperar e desiste da web. Isso é um problema.
VINÍCIUS: No JP cogitamos ter apenas uma faixa de novelas, mas como temos mais de 7 autores no canal, o autor que escreve hoje, só vai escrever daqui a 1 ano e meio. Então por isso que criamos a faixas duas faixas de novelas + a parte de séries. Uma situação que está ocorrendo, pelo menos no JP, é da parte de autores que estão saindo desse mundo web pra se dedicar ao trabalho ou a um curso. Antes tínhamos bastante autores, hoje temos poucos, mas ainda temos.
ANTÔNIO: No Star esse problema é muito difícil de lidar. Produzir duas web novelas ao mesmo tempo é algo bem difícil atualmente. Antigamente era uma coisa bem básica, mas hoje… Acho que é normal amigo, porque é como disseram, os autores mais antigos meio que estão "aposentando”.
VINÍCIUS: Te entendo bem. Porque depois que aprovamos, temos que cuidar da data de estreia e de tudo que está por trás, como por exemplo, as artes.
ANTÔNIO: E o grande mistério é: quem vai suceder os nossos canais quando a gente aposentar? 🤡😂
VINÍCIUS: Pois é, nem tudo é pra sempre! 🤭 É muita responsabilidade, requer tempo, preparo, paciência e saber lidar com os autores.
GABRIEL: Vocês acreditam que o Mundo Virtual ainda irá durar quantos anos?
ANTÔNIO: Rapaz… Pergunta difícil de responder.
VINÍCIUS: Acredito que daqui a uns 3-4 anos. Sinto que há ainda boas histórias pra serem contadas. É só saber fazer bem. Dando chances para aqueles que ainda não tiveram oportunidades de escrever, ou pra quem 'chegou agora'.
ANTÔNIO: Eu acho que o mundo virtual sempre vai existir. Mas o universo das web novelas, esse que a gente habita, pra ele continuar e ganhar mais força, precisa de investimento pra que mais gente conheça os canais, o que mantém o mundo web vivo são as pessoas, sem pessoas, sem mundo virtual. Não queria ter que falar nisso, mas é o que eu acho. E investir custa caro, né? Enfim.
GABRIEL: O que vocês acham que foi mais desafiador na carreira de vocês?
ANTÔNIO: Montar e cuidar de um canal. Porque não pensava que isso ia dar certo depois do que aconteceu durante a minha passagem no GS. Mas no fim acho que deu certo!
VINÍCIUS: Particularmente falo que é ser diretor. O autor tem o trabalho apenas de escrever bem, e é apenas um período ali. O diretor não, ele tem que estar sempre ali, sendo criativo, visionário, sabendo lidar com imprevistos, personalidades de cada autor, aprovar e cuidar da divulgação das histórias...isso que é desafio!
GABRIEL: Ah, mas o autor é bastante desafiado também. Dar consistência à uma web-novela não é fácil, existem muitas coisas em jogo, inclusive a recepção do público. Aliás, a depender do feedback de quem acompanha, o autor tem que se reinventar em mil para poder acompanhar o que quem consome está pensando. São plots, continuidade, diálogos para se pensar... é um trabalho que existe bastante criatividade!
VINÍCIUS: Concordo também, todos têm suas responsabilidades, ser autor também não é fácil. Mas faço apenas a comparação entre ser autor e diretor. O autor tem toda aquela pressão apenas naquele momento. O diretor é sempre. Até inimizades acontecem nesse mundo web por conta disso.
ANTÔNIO: Em Arapuca você deu aulas, né? Inclusive, meus parabéns pela web novela!
GABRIEL: Muito obrigado! Arapuca foi, sem dúvidas, meu maior desafio. Quando ela estreou, já haviam 30 capítulos prontos. Foi uma trama bem criticada em seu começo e eu tive que reescrever alguns capítulos.
ANTÔNIO: Nossa muito capítulo pronto, um risco! Mas que bom que deu tudo certo no fim.
GABRIEL: A maior mudança foi na personagem Adelaide, que seria uma personagem bem pequena, tipo "escada" de outros personagens. Mas, o sucesso da personagem foi tão grande, que ela ganhou história própria e tornou-se mais querida que os protagonistas.
ANTÔNIO: Ah eu me lembro da Adelaide, todo mundo só comentava sobre ela nos capítulos!
GABRIEL: Não que os protagonistas não fossem queridos, aliás, Rafaelle e Oto foi uma dupla que todos amaram odiar. Só que, como toda obra, houveram pontos que precisaram ser corrigidos. E é por isso a importância de uma obra aberta. Como eu estava em um período muito conturbado da minha vida, preferi estrear com ela 80% pronta. Foi um tiro no escuro, mas deu certo.
ANTÔNIO: E isso que importa, deu certo! Vem web nova aí ou não?
GABRIEL: Vem sim! Já estamos trabalhando no projeto, e a previsão é de ser ainda no primeiro semestre de 2024 :) Enfim, inimizades são muito comuns no Mundo Virtual. Entrando nesse tópico, nessa passagem pelo mundo virtual, conhecemos várias pessoas. Existe alguém que vocês irão levar pra vida? Se sim, quem e por que? E quanto a inimizades? Como lidam com elas?
VINÍCIUS: Sim, como diretor, conheci bastante gente. Não sou perfeito, e por isso acredito que possa ter um ou dois que não goste de mim pela forma como o tratei, ou coisas do tipo. No JP, dentre vários autores, vou levar pra vida o Leonardo Barbosa, Wagner Nascimento, João Pedro Moreira, Paulo Fernando, Ícaro Ribeiro, Lisandra Luz, Thyago Ribeiro e tantos outros que já passaram por mim no mundo web. Cada um com seu jeito de ser, mas mesmo assim respeito todos.
ANTÔNIO: Muitas pessoas! Os meus autores são muito queridos, Leandro que me ajuda muito... Tenho uma lista de pessoas que quero levar comigo pra vida e se pudesse já teria encontrado pessoalmente. O mundo virtual é tão legal, falo que as vezes é mais que sobre apenas canal A, canal B, web A ou web B. É sobre relações que a gente cria, amizades que a gente constrói... E sobre inimizades, eu sempre viro a página. Hoje eu não quero ter inimizade com ninguém, por mim eu estou de boas com todos, não sei da parte da pessoa, mas de mim, saibam que estou com o coração aberto e é o que importa, bola pra frente e é isso sabe? Pra que ficar perdendo tempo com briga.... Bora unir forças e fazer algo melhor juntos, sabe? Penso assim hoje em dia. Meus autores não pq eu não comprei ninguém.... Kkkk modo de falar apenas!
VINÍCIUS: Acho que essas inimizades são passageiras. Posso imaginar se daqui a 3-4 anos se for mandar uma mensagem perguntando como a pessoa está, acho que o clima possa mudar. A raiva e o rancor nesse mundo web é apenas passageiro. Única mágoa real que tenho é do Thiago Celestino que "acabou com o JP" por assim dizer. Lembrando que posso até perdoá-lo pelo que fez, mas não significa que ele estará no canal novamente.
ANTÔNIO: Eu tinha mágoa de um diretor do JP Studios, mas hoje, eu queria de verdade falar com ele pra gente poder se entender. Pedir desculpas e quem sabe se fosse da vontade dele, que ele fizesse o mesmo. Eu e ele somos um gênio bem forte mas a gente se entenderia. Ele é do bem.
VINÍCIUS: Sim, o cara é gente boa. Pense nessa possibilidade. Muitas das vezes, o que foi feito, foi apenas no calor da emoção, a razão fala alto depois.
ANTÔNIO: Sim, sim... Acredito que terá o momento
VINÍCIUS: E sem ser muito chato ou clichê, mas a gente, como um todo, temos que sempre rever nossas personalidades, o que falamos ou fazemos. Não sabemos o que vai impactar no outro. Muito se fala em só pensar em nós mesmos. Mas a empatia é sempre bom estar do nosso lado.
BATE-BOLA
GABRIEL: Um sonho…
ANTÔNIO: Estabilidade financeira.
VINÍCIUS: Um mundo perfeito.
GABRIEL: Um medo…
VINÍCIUS: Morrer.
ANTÔNIO: Da injustiça.
GABRIEL: Um ator/atriz…
ANTÔNIO: Cris Vianna.
VINÍCIUS: Laura Cardoso.
GABRIEL: Uma novela…
VINÍCIUS: Sete Vidas.
ANTÔNIO: Avenida Brasil.
GABRIEL: Uma web-novela…
ANTÔNIO: A Dama de Ouro.
VINÍCIUS: Um Bom Filho à Casa Torna.
GABRIEL: Uma frase…
ANTÔNIO: Tudo posso naquele que me fortalece.
VINÍCIUS: Quem pariu Matheus que o balance.
¿REVERSO?
VINÍCIUS: Você que mora em Pernambuco, tem vontade de conhecer o RJ?
GABRIEL: Eu já fui ao Rio de Janeiro quando tinha 9 anos! Foi uma experiência incrível, minha primeira viagem de avião, rs. Adoraria voltar, pois não lembro de muita coisa.
VINÍCIUS: Entre atuar ou escrever, qual das duas opções você escolheria?
GABRIEL: Nossa, você me pegou nessa! São duas paixões tão intensas que tenho. Mas, acredito que atuar. Tudo que envolve Teatro pra mim é fascinante, me enche os olhos. É o meu maior sonho.
ANTÔNIO: Você já pensou em correr atrás de entrar no mercado de autores de novelas, começar como colaborador... Entrar de alguma forma nesse meio de verdade? Já pesquisou?
GABRIEL: Sim! Já pesquisei. Inclusive, planejo me candidatar para um concurso de roteiros.
ANTÔNIO: Rodada de negócios também é uma boa. Já pensou em participar de uma?
GABRIEL: O que é isso?
ANTÔNIO: É um modelo de concurso onde você inscreve o seu roteiro e tem a oportunidade de ser avaliado por produtoras como Globoplay, O2 filmes, Netflix... Entre outros produtores audiovisuais.
VINÍCIUS: Que legal.
GABRIEL: Incrível!
VINÍCIUS: Se você tivesse dinheiro, teria coragem de reunir todos os amigos os amigos do mundo web pra conhecê-los pessoalmente?
GABRIEL: Com certeza! Meus melhores amigos do MV são Lukas Lima, Matheus Dias e Marcelo Nunes, não sei se sabem. Um de nossos maiores sonhos é podermos nos encontrar pessoalmente! Somos todos nordestinos, mas cada um de um estado diferente, risos. Mas, o encontro ainda vem aí!
VINÍCIUS: Profissão dos sonhos.
GABRIEL: Ator.
VINÍCIUS: Uma novela que te representa.
GABRIEL: Cheias de Charme!
ANTÔNIO: Fora as suas, qual a sua web novela preferida que você não perdeu um capítulo sequer?
GABRIEL: Eu sou muito ruim para fazer escolhas, risos. Atualmente, uma novela que eu não perco por nada é Disco Dance, do meu amigo Lincoln Ribeiro. E isso não é uma publi! Mas, gosto muito de Tieta, Pássaros de Fogo, a própria Fé no Amor, eu também acompanhei. Mas, gosto muito de Tieta, Pássaros de Fogo, a própria Fé no Amor, eu também acompanhei.
ANTÔNIO: Não estou lendo Disco Dance, mas uma web que não perdi um capítulo fora as do Star, foi Chique Brega. Muito boa. Arapuca eu li, mas uma web sua que li mais foi Doce Sabor.
?OSREVER¿
GABRIEL: Bom, agora eu deixo um espaço para vocês divulgarem as próximas produções de seus canais.
VINÍCIUS: No JP, dia 27 estreia Amor e Magia, escrita por Matheus Nogueira, uma novela medieval que vai mexer com o coração de vocês. Teremos também o Melhores do ano de 2023 do canal. Ano que vem, teremos novos programas e o Papo de Autor que será apresentado em 4 episódios por Live. Além da estreia da novela da Lisandra e a volta do Carlos Rodrigues na faixa das nove. Lisandra às 18h.
ANTÔNIO: No dia 19, eu quero convidar todos para acompanharem o Melhores do Ano 2023 na comunidade. Vai ser um evento bem divertido que irá premiar os destaques do canal. Ah! Pompeia e Fazendo a Fita no Star Mais, elas chegam agora em Novembro. Tá tudo um show! É isso. Rsrsrs.
GABRIEL: Meninos, obrigado por terem topado o convite! Foi um prazer recebê-los aqui no programa.
VINÍCIUS: Por nada! Fiquei feliz pelo programa e por estar ao lado do Antônio Vinicius, diretor do Star. Foi uma conversa boa mesmo 🤭
GABRIEL: Fez jus ao nome do programa! Rs.
ANTÔNIO: Muito obrigado, Gabriel! Estar aqui foi um prazer imenso. Obrigado Vinícius Carelli também, foi legal conhecer você ainda mais. É isso!
GABRIEL: E o "Conversa Boa" fica por aqui! Até a próxima!
23/11/2023
© GS Literatura.