top of page

Conversa Boa - Edição 02


Apresentação: "Gabriel Ferreira"

GABRIEL: Pode chegar! Tá começando o "Conversa Boa". Aqui tem papo bom e muito entretenimento para você. Hoje, irei receber duas personalidades muito distintas, mas que possuem algo em comum: a língua afiada. Com vocês, as colunistas Glenda Paiva e Karollina Oliveira. É um prazer recebê-las aqui, meninas.

 

GLENDA: Olá! O prazer é imensamente todo meu!

 

KAROLLINA: Olá, primeiramente boa noite a todos os leitores do GS Novelas e a você Gabriel, muito obrigada pelo convite.

 

GLENDA: Olha, quanta educação ela está hoje! Gostei de ver.

 

KAROLLINA: Tenho modos quando não estou no meu barraco, querida.

 

GLENDA: Eu sei que você é midiática, querida. Por isso sempre relevo.

 

KAROLLINA: Realmente, melhor que ser Proselitista... enfim... vamos lá.

 

GABRIEL: Bom, para começar, eu gostaria que vocês se apresentassem para quem está nos acompanhando. Digam nome, idade, o que fazem fora do mundo virtual…

 

GLENDA: Meu nome é Glenda, tenho 22 anos. Eu sou graduanda de comunicação social, Jornalismo.

 

GABRIEL: Você faz jornalismo? Que tudo! É uma das minhas opções de curso. Você gosta?

 

GLENDA: Faça. É um curso ótimo! Tem seus perrengues, mas todo curso tem. E eu adoro! Acho que nasci para isso. Hahahaha.

 

KAROLLINA: Bom, meu nome completo é Karollinna de Oliveira Occhoa, apesar de não parecer tenho 20 anos e vou fazer 21 agora em novembro, e eu sou consultora Jequiti e também estudo Publicidade e Propaganda.

 

GABRIEL: Também já cogitei publicidade e propaganda. Na verdade, acho que cogito uns 10 cursos todo dia. Difícil a vida do indeciso…

 

KAROLLINA: A vida é assim mesmo… indecisão total.

 

GABRIEL: Agora, entrando um pouco na esfera virtual, queria que vocês definissem um pouco quem são vocês para o mundo web-novelístico.

 

GLENDA: Eu sou uma pessoa muito detalhista. Eu considero isso uma qualidade. Eu não gosto muito de falar tanto sobre mim porque, acho que pareço um tanto quanto narcisista.

 

KAROLLINA: Bom as pessoas dizem que eu sou barraqueira e tals... mas não me considero assim, me considero uma pessoa que está aqui para ir de encontro a pessoas Proselitistas que querem de toda a forma pregar algo e torna aquilo verdadeiro, não sabem respeitar a opinião alheia e eu basicamente... Choquem-se vocês, mas eu só fiquei conhecida por ter comentado na publicação do AV Novelas que eu não via seriedade em uma web que trazia um ex-bbb num papel totalmente segregador sabe... enfim... Daí em diante as pessoas pedem para que eu comete tudo, é chocante o quanto as pessoas aqui no MV eram tão silenciadas por mídias que pregavam uma verdade como sendo absoluta sem contestação.

 

GLENDA: Como sempre, percebemos que você vai contra todas as pautas de esquerda.

 

KAROLLINA: Não estou aqui para falar sobre política, Glenda Paiva.

 

GABRIEL: Vocês duas possuem uma grande função, atualmente, no mundo virtual, que é a divulgação de informações a respeito de tudo que nos cerca. Como vocês se sentem nessa posição?

 

GLENDA: Eu me sinto lisonjeada por ter o respeito das pessoas no mundo web. Eu acho que isso a gente não constrói de uma hora pra outra ou se escorando em outras pessoas como alguém por aí tenta fazer. Não é baixo nível que faz-se obter credibilidade, mas sim, posicionamento, respeito e principalmente, compromisso.

 

KAROLLINA: Eu me sinto numa responsabilidade imensa, não me considero uma jornalista, me considero uma crítica mesmo... Papel de jornalista eu tinha no Portal Tv+News... Que por conta do dono a gente tinha que ser totalmente imparcial... mas agora no meu perfil não sou impacial, eu falo a minha verdade, aquilo que eu acredito, não me sinto refém de está publicando sempre pois não sou um portal e muito menos uma jornalista, sou uma pessoa que expõe suas opiniões sobre determinados assuntos e webs…

 

GABRIEL: Quando vocês recebem uma notícia polêmica, quais são os passos que seguem para a divulgação dela? Vocês apuram os fatos ou só soltam e esperam, perdão a palavra, a cachorrada rolar?

 

GLENDA: Olha, Gabriel, as notícias elas se confirmam. É antiético não exibir fatos. E em todas as vezes que posto, as notícias veiculadas por mim, são notícias reais, são fatos, coisas verídicas que aconteceram. Agora, a notícia ela está sempre se movendo e se modificando. É como a História. Nunca está parada e sempre surgem novos fatos.

 

KAROLLINA: Antigamente eu soltava sim e deixava a cachorrada rolar sabe, mas eu aprendi muito com o tempo e com o Juan, dono do Portal onde eu fazia colunas pro MV... Ele deixava tudo acontecer, ele não era afobado como certas pessoas que eu não irei citar... Era incrível ver o trabalho dele sabe, ele esperava rolar tudo, chegar todas as informações e ia lá e soltava uma matéria sobre tudo aquele ocorrido, as eu perguntava assim pra ele: Você não tem medo de perder a audiência? As pessoas querem saber o que tá acontecendo tudo na hora hoje em dia e tals... aí ele disse assim: "É melhor chegar atrasado e com as informações certas, do que fazer todo um auê e não ter credibilidade" e a gente ver muitas vezes ver isso né de certos "Jornalistas" que publicam as coisas assim com pressa tentando ser o primeiro a da a notícia pra no final não ser aquilo né... O famoso fake.

 

GABRIEL: Eu acho que toda notícia é válida, sim, mas que ela precisa ser dada com responsabilidade. Muitas vezes, o que vocês divulgam nem sempre é verdade, e acaba difamando pessoas por algo que elas nem fizeram. Existe muita gente mal intencionada no mundo virtual, que são loucas para aparecer na mídia e acabam inventando situações para queimar umas as outras.

 

GLENDA: A maioria das denúncias não são identificadas, Gabriel. Não tem porque alguém querer denunciar alguém assim, desse modo, por meio do meu direct, apenas para "queimar" a outra pessoa denunciada. Se ela quiser fama, ela cria um perfil e faz ela mesma a denúncia, e eu como perfil informativo trataria de repercutir aquilo que ela denunciou de maneira pública. Dessa forma, ela ganharia a fama que almeja. Claro que existem pessoas mal intencionadas. Mas, toda "brincadeira" sempre tem um fundo de verdade.

 

KAROLLINA: Concordo plenamente contigo Gabriel Ferreira, aliás gosto das suas palavras... mas nem só de palavras vivemos e sim de ação. Por exemplo quando alguma injustiça acontece com uma pessoa num mundo web é sempre bom se retratar e não vazar informações como aconteceu com o Gustavo Miranda que coitadinho, e eu deixo claro em todos os meus postes que tudo é minha opinião e minha opinião é baseado em fatos... Certas pessoas dizem que sou barraqueira, sou mesmo, mas também sou educada, sei falar palavras bonitas também... só que eu não escondo quem eu sou atrás de palavras bonitas e difíceis, tudo que vcs vêem sou eu mesmo seja aonde for.

 

GABRIEL: Eu acredito que é sempre bom haver a checagem dos fatos, para que seja uma mídia justa e transparente. A gente nunca sabe qual a repercussão que a notícia pode tomar e como isso pode afetar a carreira de uma pessoa, sendo ela verdade ou não. E entrando nisso, eu queria saber o que vocês aprenderam nesses anos de mundo virtual? No que isso enriqueceu vocês?

 

GLENDA: Eu aprendi muita coisa. Uma delas é que, sempre que quiserem nos calar, firmes devemos ficar.

 

KAROLLINA: Olha, pelo menos uma coisa temos que concordar, queride.

 

GABRIEL: O que é que motiva vocês a permanecerem no mundo virtual?

 

GLENDA: O amor pela escrita e leitura. É um hobby meu estar no mundo web, e acredito que de muita gente também.

 

KAROLLINA: Atualmente nada, de verdade... o mundo web respira por ajuda de aparelhos por culpa das pessoas mesmo, querem pregar um falso moralismo de haver competição, mas é isso que mantia o MV vivo, a competição a saudável é claro, era muito bom ver as notícias que o AN e o GS, DL e JP brigavam (no bom sentido) para trazer sempre o melhor pro seu público, os canais se arriscavam mais, o único e embora seja de maneira um pouco afolosada a manter isso vivo, é o Star que de vez enquanto alfineta o GS, eu gosto muito quando é saudável é claro, isso instigava a gente a querer ler, querer todos os conteúdos para saber qual o melhor e sempre as webs emissoras queriam ser melhores, no bom sentido é claro.

 

GABRIEL: Isso que você falou já liga com a minha próxima pergunta, que é: o que vocês acham que está faltando atualmente no mundo virtual?

 

GLENDA: Sendo sincera? Falta mais vontade. Vejo as pessoas por aqui muito sem vontade de embarcar nas coisas. Eu entendo que tem questão de tempo, tempo é ouro hoje em dia. Mas falta mais vontade nas pessoas, a vontade que a gente via em 2019/2020.

 

KAROLLINA: Uma competição saudável é claro, que nem o SBT e a Globo faziam na década de 90, era muito bom ver aquilo sabe... A gente via que os canais se arriscavam mesmo antes, veja quantas explosões tivemos, O Popular do JP, DL e Piadas, The Farm do AN, Sessão de Webs Filmes do GS, meu Deus era tudo aqui, os streamings , as séries de arrepiar "Amor Imortal" "Manchas de Sangue" "Detenção" , séries que mechiam com o imaginário do público, web novelas clássicas que conquistavam o público. É muito interessante o que causa quando um canal cita o outro sabe, as pessoas tem curiosidades em volta, uma aproximação também maior nos comentários, essa troca entre emissora e público é fantástica.

 

GABRIEL: Uma coisa que eu acho é que muitas pessoas que estavam aqui nos primórdios, como eu, cresceram no mundo virtual. Ou seja, estavam na escola, veio a pandemia, passou, alguns estão em pré-vestibular, como eu, ingressaram na faculdade, começaram a trabalhar... Enfim, acredito que a antiga geração envelheceu e a atual precisa se firmar. Falo por mim mesmo, ano que vem será um ano totalmente diferente para mim, até porque irei começar a faculdade. E dou como exemplo também o Lukas Lima, meu amigo, que precisou se afastar da direção do AN por questões de trabalho e faculdade.

 

KAROLLINA: As pessoas pensam que não, mas é exaustivo trabalhar com Web, por isso não julgo essas pessoas que do nada abandonam a web pq fazer uma web não é pra qualquer um, tem que ter pulso... Meu deus era uma loucura do FN e no Portal quando tinha algo pra falar, tinhamos as vezes pouco tempo pra sair por conta de ficar aqui fazendo algo, mas era um amor muito grande fazer isso. Talvez isso que falte nessa nova geração, amor pelo MV e pelas webs.

 

GABRIEL: Bom, seguindo, queria falar um pouco sobre as nossas queridas web-novelas. O que acham sobre as tramas da atualidade? Elas regrediram ou evoluíram?

 

GLENDA: Evoluíram.

 

KAROLLINA: Na minha opinião poucas são as que se salvam hoje em dia, essa fuga dos autores veteranos para "Aposentadoria" tem nós deixados órfãos de boas histórias, e até mesmo os veteranos não estavam conseguindo entregar boas histórias… Sério mesmo, gostava mais das webs antigas tipo: Eternamente, Beleza sem Igual, Favela Chique (Meu fracasso de estimação kkkk) e tantas outras….

 

GABRIEL: Eu acho que está faltando boas histórias, que tragam algo original e que inspire os outros autores a mostrarem que também são capazes de entregar algo que revolucione. A gente tem a sensação de que todas as boas histórias já foram contadas, mas tem tanta coisa interessante que ainda não foi abordado no folhetim. O clássico melodrama nunca vai sair de moda, mas faltam temas ousados. 

 

KAROLLINA: Sim, gosto muito das webs dos autores (Reinaldo do GS, Adriano Albuquerque, Marcelo Nunes, Meu amigo "Pessoal" Matheus Nogueira, Wellington Estrela, Liedson Oliveira, Wilton Miller, Júlia Oliveira) enfim..

 

GABRIEL: Acho que até o clichê pode ser abordado de uma forma diferente.

 

KAROLLINA: Minha web "Direito de Sangue" é um exemplo disso, com clichês, mas diferenciada.

 

GABRIEL: Eu acho que o primeiro canal que realmente teve coragem de se entregar, não teve medo de ser ousado, foi o Almanaque Novelas. Acho que por isso o canal definhou tanto hoje em dia, porque falta a ousadia dos tempos de glória, a autenticidade. Por muito tempo, o Almanaque ditou várias tendências no mundo web, hoje em dia isso se perdeu e o canal vem sendo esquecido dia após dia.

 

GLENDA: O Almanaque Novelas era a emissora que não tinha medo de errar. Hoje, é a emissora que parece não querer existir.

 

GABRIEL: Eu acho que a saída do Lukas da direção foi uma grande perda para a emissora. Ele sabia como reinventar o canal, mesmo nas maiores crises.

 

GLENDA: Sim, Lukas tem a cara do povo e sabe o que o povo quer. Bom, eu acho que as tramas evoluíram de um modo que, agora, elas são mais expostas. Então o modo como elas estão sendo entregues está sendo revolucionado, é como falo sobre a questão dos resumos. O fato dos autores verem aquilo que eles escrevem, sendo repercutido nos instagrams da emissoras, dá gás para ele abordar algo que vá se destacar. O fato de termos mais representatividade negra também é um sinal de evolução. Embora precise de mais. Porém, acredito que de 2019 para cá, essa questão foi muito mais reverenciada. Vemos mais pretos em destaque. Embora alguns autores ainda sejam cabeças duras e não coloquem pretos e pretas em destaque, vemos que houve um esforço da grande maioria para reverter essa questão trágica que víamos durante a pandemia.

 

GABRIEL: A representatividade preta tanto na televisão e no mundo web é de extrema importância. Durante toda a história, os personagens pretos sempre tiveram tramas reduzidas e hoje, graças a Deus, isso vem mudando, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

 

GLENDA: Com certeza!

 

GABRIEL: Existem autores que insistem em não querer e existem autores que parecem colocar obrigados, pois não sabem abordar as temáticas e acaba criando aquela sensação de falsa representatividade.

 

GLENDA: É o que percebo. Poderia citar vários aqui, inclusive do próprio GS.

 

GABRIEL: Bom, dando sequência, eu sei que vocês duas não se dão muito bem, mas eu queria que ambas apontassem uma qualidade que enxergam na outra. E também, alguma semelhança.

 

GLENDA: Acho a Karollina uma pessoa autêntica no grau dela. Ela fala sem pensar, mesmo que fale besteira. Pelo menos não é falsa, né? (Só as vezes), hahahaha. E vejo nela algo que me identifico: o desejo por um mundo web mais movimentado no quesito vontade, que como disse anteriormente, está muito pequena a vontade das pessoas por manter viva a comunidade virtual literária do Mundo Web.

 

KAROLLINA: Bom, eu acho a Glenda sabe da uma notícias até que legais, embora tem algumas coisas que ela passa um pouco da conta... Algumas matérias são interessantes e isso eu falo e vejo, dou minha opinião nas publicações dela e tals... Se ela não fosse tão ela, seríamos ótimas amigas. E mais, embora não concorde com o proselitismo que ela prega no MV, ela como uma jornalista mulher chegou aonde muitos almejam, que é ser entrevistada junto a Karollinna Oliveira, isso é pra poucos.

 

BATE-BOLA

 

GABRIEL: Um sonho…

 

GLENDA: Ter sucesso.

 

KAROLLINA: (Risada maléfica) Ser uma grande atriz de cinema.

 

GABRIEL: Um medo…

 

GLENDA: Do homem.

 

KAROLLINA: De ser assassinada nua em uma cabana no interior da Suíça.

 

GABRIEL: Uma música…

 

GLENDA: Amarelo, azul e branco.

 

KAROLLINA: Carnificina. 

 

GABRIEL: Uma novela…

 

GLENDA: Amor de Mãe. 

 

KAROLLINA: Carmen.

 

GABRIEL: Uma web-novela…

 

GLENDA: O Dom de Amar.

 

KAROLLINA: Eternamente.

 

GABRIEL: Uma frase…

 

GLENDA: Aquela frase do Lula… Se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. Se me deixarem solto, viro presidente de novo.

 

KAROLLINA: "A realidade é que eu não ligo se as pessoas me odeiam, não estou nem aí para os que elas acham, a única certeza é saber de quem eu sou, as pessoas podem até me machucar, mas eu destruo."

 

¿REVERSO?

 

GABRIEL: Eu já fiz muitas perguntas para vocês, agora chegou a vez das duas. Cada uma poderá fazer uma pergunta sobre qualquer coisa para mim.

 

GLENDA: Eu quero fazer uma pergunta sobre o programa. O GS Novelas vai autorizar exibir essa entrevista sem cortar ou vetar nada? Por que há rigidos protocolos que devemos seguir no canal, então eu gostaria de saber?

 

GABRIEL: Tudo que for relacionado às perguntas da entrevista, será exibido. É claro que existem certas coisas que não vão ao ar, como picuinhas externas, a depender do caso.

 

GLENDA: E também quero saber se você tem alguma nova web novela em mente no Ranable Webs? Vi que exibiu uma trama lá recentemente. Por que não vai para a comunidade por lá? Eles estão investindo na comunidade, tadinhos... Ainda são novos nisso! E você, como um dos antigos autores de lá, poderia ajudá-los!

 

GABRIEL: Eu escrevi uma web-novela para o Ranable no início de 2020, logo no começo da minha carreira, foi uma trama inconsistente e com vários erros devido minha inexperiência. Depois, migrei para o Youtube e por aqui fiquei. Esse ano, retornei para lá e escrevi uma web, cujo tive que paralisar pois não tinha mais tempo, até porque novela em blog é esforço redobrado. Pretendo continuá-la em outro momento.

 

GLENDA: Que pena... Mas desejo boa sorte no projeto e nos futuros que venha desenvolver no Ranable.

 

KAROLLINA: Nessa entrevista você disse assim: "Eu acredito que é sempre bom haver a checagem dos fatos, para que seja uma mídia justa e transparente. A gente nunca sabe qual a repercussão que a notícia pode tomar e como isso pode afetar a carreira de uma pessoa, sendo ela verdade ou não." eu gostaria de saber se isso teria relação as notícias vinculadas a você na época em que vc estava no AN, a qual vc foi taxado de arrogante, prepotente, de falar mal de Webs de outros autores e tals.... Você acha que todas essas notícias mesmo sendo verdadeiras na época, te impactaram de alguma forma, e vc coloca essa culpa nos meios de comunicação existentes no MV?

 

GABRIEL: Impactam emocionalmente, pois diante delas surgem muitas coisas que não são verdade, e como você já é cachorro morto, as pessoas fazem questão de te chutar. Mas, um dia após o outro, a gente se recupera e segue em frente. Quanto aquilo que falei, foi em relação à uma vez quando eu tinha uns 13/14 anos e saiu na mídia que eu havia trocado nudes com um autor que eu nem conhecia, nem lembro mais quem era, sendo que não era verdade e aquilo mexeu comigo.

 

GLENDA: Quero perguntar se você não pensa em criar um instagram para o Conversa Boa? E divulgar por lá os entrevistados, além de postar alguns trechos de falas das pessoas no programa. Eu adoraria, inclusive você leitor tenho certeza que iria adorar!

 

GABRIEL: É uma ótima ideia! Vou anotar e passar para a direção do programa.

 

KAROLLINA: Bom, qual o real motivo de você não ter voltado pro AN mesmo depois de ele ter voltado e o que você acha da atual fase da sua antiga casa a qual muitos dizem que o AN perdeu seu brilho e já não é mais o mesmo... E de brinde, você pretende apresentar algum web reality?? Se pensar na hipótese, estou disponível.

 

GABRIEL: Eu não voltei para o AN porque já havia me estabelecido no GS e também por não me dar muito bem com a nova direção do canal. Mas, se, eventualmente o Lukas voltasse para a direção e eu visse que o canal tem futuro, eu contribuiria, sim, para o canal que me revelou e me ajudou a ser quem sou hoje. E a primeira ideia que apresentei para o Dinho foi a de um reality, mas isso ficará para um futuro não tão distante.

 

GLENDA: Eu acho que os realities voltarão à tendência. Sinto isso!

 

GABRIEL: Também acho!

 

KAROLLINA: Olha Gabriel, eu não li suas webs, somente Sagrada Família (Acho que é sua) Mas li todos os webs programas q vc apresentou o Glick e o Theo Farm e outros... E sempre acabei a sua condução impecável…

 

GABRIEL: Muito obrigado, de coração!

 

GLENDA: Inclusive, a condução do Gabriel no The Farm era impecável. Embora tenham existido polêmicas. E eu acho que um apresentador e uma emissora precisam saber lidar com as polêmicas. Ainda mais quando se trata de um reality, onde o que faz um reality "andar" são as polêmicas que se criam. A primeira edição foi fabulosa. A segunda, foi equiparável à Fazenda 14, muito pesada.

 

GABRIEL: Concordo em gênero, número e grau! Acredito que, se o meu novo reality vier a existir, será totalmente diferente, com mais experiência e compromisso.

 

KAROLLINA: Eu recebi um convite de participação para o The Farm, mas tinha tempo na época... Mas hoje, eu com certeza participaria, arranjaria tempo de algum jeito... enfim..

 

GLENDA: Embarcar em um projeto como esse é entender que as edições não podem e nem devem ser iguais, afinal, cada edição constrói a sua história e marca de uma forma. Na primeira, eu gostava do Bruno Ferreira e do Gustavo Miranda em alguns aspectos, não gostei da vitória do Ítalo de primeira, porém, vi que entre os participantes ele era o único vencedor possível.

 

KAROLLINA: Com o cancelamento suge outras coisas infudaveis, mas eu sempre tive uma curiosidade, você concordou com o que saiu na mídia?? Você se achava prepotente e arrogante na sua convivência no AN?

 

GABRIEL: Todos os autores tem seus caprichos e, acredito, que em um grupo de convivência sempre há desavenças, picuinhas... Eu posso ter errado em ter falado na cara das pessoas, enquanto elas falavam pelas costas. Às vezes, ser verdadeiro demais tem seu preço.

 

KAROLLINA: Realmente Gabriel, eu sinto isso todos os dias... O preço que a gente paga por ser verdadeiro é muito alto.

 

?OSREVER¿

 

GABRIEL: Bom, tem algum projeto que vocês queiram divulgar? Algum recado que querem deixar?

 

GLENDA: Eu quero dizer para o público do mundo web em geral, autores, leitores, críticos, portais, perfis, fakes ou curiosos... Gente, vamos aproveitar e se envolver mais. No fundo, por mais que não tenhamos tanto tempo para viver pro virtual, é legal estar aqui, ler as web novelas, acompanhar os canais, ver as notícias... Além das amizades que construímos. Vamos nos jogar. É isso!

 

KAROLLINA: Eu gostaria de aproveitar esse espaço para relembrar a vocês sobre esse mês de outubro, não sei se irá ao ar ainda esse mês mas se for, gente, eu sei que a maioria dos leitores são homens, eu gostaria que vcs passassem essa mensagem a uma mulher na família de vcs, o quanto é importante vcs se prevenir, eu tenho histórico na minha família de câncer e é muito ruim e difícil passar por isso, por isso se vc tem alguém que vc ama, cuide e procure convencer essa pessoa a se previnir, assim poderemos salvar vidas #OutubroRosa. E também quero reafirmar com vcs o meu compromisso com a vdd, sempre estarei disposta a trazer no meu perfil @karollinna_oliveira a vdd, e os fatos…

 

GLENDA: Outubro Rosa e Novembro Azul... Câncer de Mama e de Próstata não são brincadeira! Bem lembrado, Karollinna!

 

KAROLLINA: Obrigada, vindo da maior Jornalista do MV é uma honra…

 

GLENDA: Não se diminua. Você é muito importante para o mundo web.

 

GABRIEL: É isso, meninas! Muito obrigado por terem topado o convite de participar do programa, foi uma honra conversar com vocês. 

 

GLENDA: Obrigada, eu que agradeço o convite.

 

KAROLLINA: De nada querido! Precisando é só chamar, estarei sempre disponível aqui para da entrevista, participar de bate papos e afins... agradeço imensamente pelo convite.

 

GABRIEL: E o "Conversa Boa" fica por aqui! Não deixe de acompanhar as próximas edições, garanto que estão imperdíveis. É isso. Até a próxima!

16/11/2023

 

© GS Literatura.

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page