top of page

Como Se Não Houvesse Amanhã - Capítulo 37

Web Novela
Autora: Júlia Oliveira

 

Abertura:

Cena 01 - (Mansão dos Vidal/Interior) 

 

◣Rodrigo está incrédulo com que ouve, ele continua a apertar com mais força o braço de Camila. 

 

RODRIGO (Chocado): Do que você está falando, Aline?? 

 

CAMILA: Estou falando apenas a verdade, a Magnólia não é quem você pensa que é. Essa mulher que você tanto idolatra, na verdade esconde outras faces que jamais foram reveladas. 

 

RODRIGO (Furioso): Por que eu acreditaria em uma mentirosa feito você? 

 

CAMILA: Você tem razão, não existe motivos para acreditar em mim. Depois de tudo que fiz é claro que você tem total direito de desconfiar da minha pessoa, mas o que você não pode negar é que pode me ouvir. Tire suas próprias conclusões, julgue você mesmo se é certo ou errado que a Magnólia fez. 

 

RODRIGO (Chorando): Você está mentindo, Aline. A Magnólia é minha mãe... Ela é minha mãe! 

 

CAMILA: Eu não disse que ela não é, apenas contei uma outra parte da história que ela mesmo esconde de você. Basta você querer me ouvir e saberá quem é a Magnólia. 

 

◣Rodrigo olha para Camila e em seguida solta seus braços. 

 

RODRIGO: O que você sabe sobre minha mãe, Aline? 

 

CAMILA (Séria): Eu sei que ama sua mãe, Rodrigo. Mas existe uma outra mulher por trás de todo aquele teatro, a Magnólia tem o poder de persuasão. Ela sabe como mandar e desmandar nas pessoas, ela tem total controle sobre aquele que está ao seu lado. 

 

RODRIGO: Não estou entendendo aonde quer chegar. 

 

CAMILA: Por que ela esconderia a história sobre sua adoção? Por que raios ela pagaria outra pessoa para não contar a verdade sobre você?? 

 

RODRIGO (Surpreso): A minha mãe pagou alguém para manter essa história em segredo? 

 

CAMILA: Pagou, durante muito anos ela encheu o bolso de alguém para manter a boca fechada. As vezes me questiono, por que ela esconderia sua adoção e percebo que existe muita coisa por trás disso, Rodrigo. 

 

RODRIGO (Chorando): Você está descrevendo minha mãe como um monstro, se eu for realmente adotado eu vou acabar entendendo essa história. A minha mãe não será  a pior pessoa do mundo por esconder minha real origem, Aline. 

 

CAMILA: Será que você não consegue perceber? A Magnólia não é essa super heroína que você idealizou nessa sua cabeça, e meu nome não é Aline, é Camila! Quer saber o porquê de tudo? Pois eu te conto. A sua mãe acabou com a minha vida! 

 

◣Rodrigo fica espantado, enquanto Camila tenta esconder suas lágrimas.

 

Cena 02 - (Apartamento Toledo/Interior) 

 

◣Genuvia rodeia pela sala de estar enquanto admira o lugar onde está. Irina demonstra estar inquieta e se aproxima da mesma. 

 

IRINA: Eu vou chamar a polícia se não me falar o que quer. Já faz dez minutos que está na minha casa e não abriu a boca. 

 

GENUVIA: Sabe... Eu estive pensando no que iria fazer quando chegasse aqui. Pensei até mesmo encher a sua cara de tapa, incendiar esse apartamento e até mesmo roubar essas peças de granfino que você tem. 

 

IRINA: E o que te fez mudar de ideia? 

 

GENUVIA: Eu pude olhar no seu olho e acabei percebendo a mulher que você é. Quarenta anos, frustrada por um casamento infeliz e tenta de todas as maneiras culpar alguém pelo seu fracasso. Porque você mesma não é capaz de admitir a sua instabilidade como pessoa e como mulher. 

 

IRINA (Furiosa): Não acredito que veio até a minha casa e resolveu ser minha analista. Olha, ou a senhora sai da minha casa ou eu mesma chamo a polícia! 

 

GENUVIA: Naquele dia na formatura quando te vi, já saquei qual era a tua. Preferiu culpar outro alguém pelo fim do seu casamento do que admitir pra si mesma que a culpa foi de ambos. Não sei como era sua relação com aquele professor, mas era óbvio que se tratava de um relacionamento totalmente abusivo. 

 

IRINA: A senhora não sabe o que fala, porque eu e o Heitor fomos muito felizes. A gente viveu momentos únicos e que nem mesmo a cachorra da sua filha vai conseguir apagar. 

 

GENUVIA: E que momentos felizes foram esses? Uma relação totalmente dependente um do outro, um amor que na verdade se tornara uma obsessão. Porque o que você sentia pelo Heitor não era amor, um casamento que virou cômodo para vocês dois e só puderam perceber que aquilo era um erro quando já estavam na porta da igreja. 

 

◣Lágrimas caem pelo rosto de Irina, a mesma tenta se conter e se aproxima da porta. 

 

IRINA (Chorando/Raiva): Por favor, saia da minha casa! 

 

GENUVIA (Séria): Na verdade eu tenho pena de você, tem tudo aqui nesse apartamento e te falta somente uma coisa para ser feliz. O amor é algo maravilhoso e acho que você é incapaz de saber o que é isso. 

 

◣Genuvia olha ao redor do apartamento e caminha até Irina, as duas ficam frente a frente. 

 

GENUVIA: Te falta amor próprio e o mais importante, lhe falta ser amada de verdade. Mas como eu mesma disse você é incapaz, uma pessoa incapaz de sentimentos. Pode ter o que há de melhor nessa vida, mas sempre se lembrará o que há de ruim nela. 

 

IRINA (Gritando): SAI DAQUI! 

 

GENUVIA: Nem raiva eu tenho mais de você... Acho que ter pena de alguém é pior do que odiar alguém. 

 

◣Genuvia vai embora acenando para Irina. A mesma fecha a porta com força e dá vários gritos de raiva, um choro desesperado se inicia enquanto Irina joga tudo pelo que vê em sua frente no chão. Ela se ajoelha lentamente e bate com tamanha fúria no chão. A câmera se distância. Billie Eilish - listen before i go", toca ao fundo. 

 

Cena 03 - (Mansão dos Vidal/Interior) 

 

◣Após contar toda a sua história, Rodrigo está de costas para Camila, a moça se aproxima dele colocando sua mão sobre seu ombro. 

 

RODRIGO (Chorando): A minha mãe não faria uma coisa dessas, ela não faria! 

 

CAMILA: A Magnólia demonstra ser quem não é, mas só eu conheço a verdadeira pessoa que ela é. 

 

RODRIGO: E por culpa dela você me usou daquele jeito? 

 

◣Diz Rodrigo se virando de frente para Camila. 

 

CAMILA: Me arrependo do que fiz, mas era necessário para chegar aonde queria. Sinto muito, mas foi preciso. 

 

RODRIGO (Com Raiva): Foi preciso você me humilhar no dia mais importante da minha vida? Por que julga tanto a minha mãe se está transformando no que tanto criticou? 

 

CAMILA: Não confunda as coisas, eu não sou como sua mãezinha. O que eu fiz foi necessário e eu precisava de alguma forma fazer justiça pela minha mãe por tudo que aquela cretina fez. Tudo bem me odiar, mas me comparar a ela já é um tanto exagerado. 

 

RODRIGO: Sabe o que eu não consigo entender? É que eu não tinha nada a ver com o passado de vocês duas, eu fui o mais prejudicado de tudo isso. Eu amei você durante todo esse tempo, você era a mulher da minha vida e tudo foi arrancado de mim de uma maneira tão cruel... 

 

CAMILA (Séria): Pensei que te contando toda a verdade entenderia o que fiz. 

 

RODRIGO: Eu não consigo entender porque você usou pessoas inocentes nesse seu plano de vingança. O que minha mãe fez foi muito errado e nunca vou perdoa-la por isso, mas acha mesmo que a melhor opção é se igualando à ela? 

 

CAMILA: Não é vingança, é justiça. 

 

RODRIGO: Justiça pra quem? Pra você ou pra sua mãe? 

 

CAMILA (Furiosa): Já estou vendo que não será muito fácil te convencer. O melhor que você faz é ir embora da minha casa e dar um abraço bem gostoso na sua mãe adotiva, porque a minha está morta por culpa dela. 

 

RODRIGO (Sério): O que me dói acreditar é que um dia eu amei você, Alin..Camila. Espero que um dia você possa perceber o que está fazendo... Claro, se não for tarde demais. 

 

◣Rodrigo vai embora e a câmera foca no rosto de Camila. 

 

Cena 04 - (Casa/Interior) 

 

◣Aproxima-se de Magnólia que se mantém pensativa no sofá. Ela se recorda da última conversa com que teve com seu advogado, o que foi dito à ela martela em sua cabeça constantemente. Os seus pensamentos se desfazem após ouvir a porta abrir e se surpreender com quem adentra sua casa. 

 

MAGNÓLIA (Surpresa): Rodrigo, o que está fazendo aqui? Não estava na praia? 

 

◣Magnólia se aproxima do filho na intenção de acaricia-lo mas o mesmo se esquiva dela. 

 

RODRIGO: Quanto tempo pretendia esconder a verdade sobre mim? 

 

MAGNÓLIA: Que? Do que está falando? 

 

RODRIGO: Eu estive na mansão e a Alin... Na verdade Camila, e ela me contou toda a verdade sobre a senhora e sobre minha adoção. 

 

◣A câmera dá um close no rosto de Magnólia. 

 

MAGNÓLIA (Assustada): Não... Você não pode acreditar nessa víbora, essa vagabunda não presta meu filho! Essa mulher te abandonou no altar! 

 

RODRIGO (Furioso): PARA! Chega de mentiras, seja sincera pelo menos uma única vez na sua vida. Me conte toda a verdade, para de me enganar. Eu não sou mais uma criança. 

 

MAGNÓLIA (Chorando): Rodrigo, por favor você não pode confiar nessa ordinária. Essa menina acabou com a minha vida... Nossa vida, ela nos tirou tudo. 

 

RODRIGO: Antes você acabou com a vida dela, não foi? A Camila me contou sobre a sua vida em Riacho Doce, então era por isso que toda vez que meu pai comentava sobre algo relacionado aquela cidade a senhora se transformava em outra pessoa. 

 

MAGNÓLIA (Gritando): Porque eu me arrependo do que fiz, porque apesar de tudo eu não poderia ter feito uma coisa daquelas. Mas eu precisava realizar meu sonho, nada e nem ninguém poderia me impedir. 

 

RODRIGO: E pra isso teve que pisar em cima de outras pessoas? Nada justifica o que fez, mas o pior de tudo é que a senhora não se mostra arrependida. Porque se tivesse o mínimo de vergonha, não teria mandado dar uma surra na Camila como fez. 

 

MAGNÓLIA: A Camila mexeu com você, Rodrigo. Não poderia deixar que aquela desgraçada mexesse com MEU FILHO, porque você é meu filho. 

 

RODRIGO: Eu realmente não sei mais o que sou da senhora. Não reconheço a mulher que estou vendo na minha frente, acreditava que fosse uma super heroína e na verdade está longe de ser isso. 

 

MAGNÓLIA (Chorando): Eu errei muito, mas você não pode me abandonar. Eu estou só, não tenho mais ninguém e eu só queria sentir o abraço do meu filho. 

 

RODRIGO (Serio): Vai levar um tempo para que eu possa digerir tudo isso... Eu não me incomodo em ser seu filho adotivo, mas o que me incomoda é saber que a mulher que me criou não é aquilo que aparentava ser. 

 

◣Um instrumental triste começa a ser tocado, Magnólia já está com os olhos cheios d'água e tenta abraçar Rodrigo, ele se afasta da mãe e tenta conter suas lágrimas. 

 

RODRIGO (Lacrimejando): Seja uma única vez sincera na sua vida, me conte a verdade sobre a minha história. Não me esconda mais nada, quem é a minha mãe biológica? Eu quero conhece-la. 

 

◣Magnólia fica em silêncio e abaixa sua cabeça. 

 

RODRIGO: O seu silêncio me responde tanta coisa, se eu sair por essa porta eu não volto nunca mais. 

 

MAGNÓLIA: Eu não sei quem é sua mãe, eu juro! 

 

RODRIGO (Chorando/Gritando): Mentirosa, a senhora é uma mentirosa! Você mente e engana as pessoas sem nenhum tipo de remorso, como você consegue?? 

 

◣Rodrigo se aproxima da porta colocando sua mão sobre a maçaneta. 

 

MAGNÓLIA (Chorando): Não faz isso comigo, Rodrigo. Não faz isso... 

 

RODRIGO (Chorando): Quando a senhora estiver disposta a contar a verdade, me procure. Adeus, mãe. 

 

◣Rodrigo abre a porta enquanto Magnólia grita seu nome. Em outro take, Rodrigo saí da casa e é possível ouvir os gritos de Magnólia ao fundo. Ele limpa cada lágrima caí pelo seu rosto e continua a seguir seu caminho. A câmera alterna entre Rodrigo e Magnólia. 

 

MAGNÓLIA (Chorando): Não me deixa sozinha, Rodrigo. Não me deixa sozinha... 

 

◣Takes mostram o anoitecer e amanhecer de São Paulo. Milton Nascimento e Criolo - Não Existe Amor em SP, toca ao fundo. 

 

Cena 05  - (Pensão de Genuvia/Interior) 

 

◣Genuvia conversa com Oswaldo enquanto serve os demais hóspedes. 

 

OSWALDO: Impressionado que você não bateu na mulher. 

 

GENUVIA: Até eu fiquei, me senti tão fina falando aquelas coisas pra ela. Porque rico tem mania de resolver as coisas na palavra, comigo é na porrada mesmo. 

 

OSWALDO: E o que essa tal de Irina falou pra você? 

 

◣Antes mesmo de Genuvia falar, Vitória interrompe os dois chegando por trás. 

 

VITÓRIA: O que vocês tanto cochicham? 

 

GENUVIA (Disfarçando): Não é nada...Estamos apenas falando sobre o preço do pão. 

 

VITÓRIA: Como se importasse pra senhora, vive dando calote no padeiro. 

 

GENUVIA: Bom, se está me dando patada é porque já está melhor. 

 

VITÓRIA: Preciso continuar minha vida, vou hoje mesmo na faculdade resolver meus assuntos pendentes. 

 

GENUVIA: Acho bom, salário de advogado deve ser ótimo. Mas pensando bem, acho que não precisaremos de trabalho daqui pra frente. 

 

VITÓRIA (Confusa): Oi? Do que minha mãe está falando, Oswaldo? 

 

OSWALDO: Sei não, sua mãe anda muito estranha esses dias... 

 

GENUVIA (Sorrindo): Vai demorar, mas vocês saberão... 

 

Cena 06 - (Casa/Interior) 

 

◣Magnólia se mostra apreensiva e anda de um lado pro outro com seu celular na mão. 

 

MAGNÓLIA (Gritando/Raiva): Que ódio! Atende essa porcaria, Rodrigo! 

 

◣Cansada das ligações caírem em caixa postal. Magnólia joga seu celular contra a parede. 

 

MAGNÓLIA: Droga, esqueci que agora não tenho mais dinheiro nem pra comprar um celular novo. 

 

◣Magnólia se aproxima de uma das mesas e abre uma gaveta, ela retira uma pasta e começa mexer na mesma. 

 

MAGNÓLIA: Magnólia, Magnólia... Você precisa recomeçar a sua vida de alguma forma, faça o que você faz de melhor. 

 

◣Em meio aos papéis ela tenta procurar por um específico. Magnólia começa a se mostrar cada vez mais aflita quando não acha o que está procurando. Ela abre outras gavetas e se mostra ainda mais desesperada quando abre suas outras pastas. 

 

MAGNÓLIA (Desesperada): MEU DEUS! Aonde está os esboços das minhas roupas?? 

 

Cena 07 - (VL/Sala de Reuniões/Interior) 

 

◣Slides passam sobre a cena, enquanto Camila fala com as pessoas que estão ao local. 

 

CAMILA: Essa é a nova coleção de roupas da VL, o que acharam? 

 

HOMEM: Foi mesmo a senhorita que fez? 

 

MULHER: Esses traços me parecem bem comuns com que a Magnólia apresentava. 

 

CAMILA: Acredito que a Magnólia nunca tenha feito uma coisa dessas. É algo novo na VL, significa um novo rumo para nossa marca. 

 

HOMEM: Sendo assim, acho que podemos dar início na nova produção da nova coleção. 

 

CAMILA (Sorrindo): Anotem, as roupas que estou apresentando fará com que a VL se torne uma grande referência de moda. 

 

◣Aplausos tomam conta da cena. A câmera foca em Camila sorrindo. 

 

◣É mostrado do alto São Paulo, uma legenda aparece abaixo. 

 

UMA SEMANA DEPOIS. 

 

Cena 08 - (Apartamento de Heitor/Interior) 

 

HEITOR: Mal consigo dormir, não consigo tirar a Vitória da minha cabeça. 

 

TEO: Você sabe que errou com ela. Está tomando consequência das suas atitudes. 

 

HEITOR: Agora vai me julgar até quando? 

 

TEO: Não vou te julgar mas do que está sendo julgado, mas você não é vítima dessa história. 

 

HEITOR: Engraçado, você defende tanto a Irina... Suspeito que goste muito dela, Teo. 

 

TEO (Nervoso): Não é questão de gostar, é de admitir que você errou muito feio em relação ao seu casamento. 

 

HEITOR: Tudo bem, Deus. Você tem total razão! 

 

Cena 09 - (VL/Sala de Magnólia/Interior) 

 

◣Irina adentra a sala e fica em frente à mesa de Camila. 

 

CAMILA: Até que enfim veio trabalhar, uma semana sem aparecer na VL. 

 

IRINA: Não estava bem, mas isso não vem ao caso. 

 

CAMILA: Que bom que entendeu que eu não ligo a mínima para os seus problemas. 

 

IRINA: Conseguimos uma sócia investidora para a VL. 

 

CAMILA (Surpresa): Tão rápido? 

 

IRINA: Parece que a nova sócia te conhece, Camila. 

 

CAMILA: Me conhece? Como assim? 

 

Após dizer disso, uma moça entra na sala. O semblante de Camila muda rapidamente ao ver quem caminha em sua direção. 

 

CAMILA (Pasma): Laísa? 

 

LAÍSA (Sorrindo): Sentiu saudades, Camilinha? 

 

A IMAGEM CONGELA EM LAÍSA E EM SEGUIDA UMA FUMAÇA PRETA TOMA CONTA DA CENA.

04/04/2021

 

©️ GS Literatura

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page