Como Se Não Houvesse Amanhã - Capítulo 36
Web Novela
Autora: Júlia Oliveira
Abertura:
Cena 01 - (Quarto de Magnólia/Interior)
◣Ainda chocada com o que acaba de ouvir, Genuvia se afasta da porta cuidadosamente indo em direção aos corredores.
CAMILA: A sua idade avançada está fazendo você beirar a insanidade, Antero. Não repita isso nunca mais, acha mesmo que me ameaçar será a melhor opção?
ANTERO: Não é uma ameaça, é um aviso. Espero que seja mulher de palavra e cumpra o que me prometeu, não acho que quer ter problemas com a polícia. Quero apenas meu dinheiro, não acho que seja tão leiga ao ponto de não entender o que estou falando.
CAMILA (Furiosa): Você vai receber o seu dinheiro, apenas quero que mantenha a calma. É muito bom ouvir isso de você Antero, essas pequenas atitudes me mostram que não devo confiar em você.
ANTERO (Rindo): Como você quer ter confiança em alguém que traiu a própria patroa? Não tive lealdade nem pra Magnólia, imagina para você. O mundo é dos espertos, Camila e vence somente aquele que for mais esperto que os outros.
CAMILA: Por que todo vigarista usa essa frase que o mundo é dos espertos? Agora ser mal caráter é sinônimo de esperteza?
ANTERO: Não acho que você seja melhor pessoa para julgar o caráter de alguém, Camilinha.
CAMILA (Séria): Antero, eu acho que você está mexendo em um vespeiro. Só tome muito cuidado porque eu não sou a Magnólia.
ANTERO (Sorrindo): Vamos ver quem será o primeiro a ser picado.
Cena 02 - (Mansão dos Vidal/Corredores/Interior)
◣Genuvia apressa seus passos pelos corredores da mansão. Ela demonstra ainda estar muito surpresa com o que ouviu dentro do quarto. Apenas é possível ouvir a voz de Antero ao fundo em um flashback recente.
FLASHBACK - CAPÍTULO 35
CAMILA: Se eu cair você cairá junto comigo, Antero.
ANTERO: Não brinca comigo, Camila. Não sabe do que sou capaz, imagina quando todo mundo descobrir que você me pagou para atropelar o coitado do Milton?
FIM DO FLASHBACK.
◣A voz ao fundo de Antero se intensifica a cada passo que Genuvia dá. A sua última frase citada é repetida frequentemente nos pensamentos de Genuvia, a sua respiração está arfante fazendo com que seu ato de respirar crie um som elevado na cena. A voz de Antero ainda continua a perseguir Genuvia, que não consegue se manter em pé se apoiando na parede.
GENUVIA (Ofegante): Eu preciso dar o fora daqui, eu não posso continuar dentro dessa casa.
◣Ainda com dificuldade em se manter em pé, Genuvia apoia uma de suas mãos na parede e anda cautelosamente até a escadaria.
Cena 03 - (Escritório de Advocacia/Interior)
◣Magnólia se mantém em choque com que acaba de ouvir de seu advogado. Ela se levanta ficando de costas para ele.
MAGNÓLIA: O senhor acha que uma outra pessoa está envolvida nessa história?
ADVOGADO: Bom, essa tal Camila não conseguiria fazer isso tudo sozinha. Com certeza ela teve ajuda de outra pessoa, alguém que tivesse por dentro da VL e saberia sobre a parte jurídica e administrativa da empresa.
MAGNÓLIA: A única pessoa que tinha acesso a esses meios da empresa era minha sócia... A Irina.
◣O semblante de Magnólia muda rapidamente.
MAGNÓLIA (Surpresa): A Irina... Não ela não faria uma coisa dessas comigo, ela não teria tamanha coragem de cometer um ato desses.
ADVOGADO: Nessa altura do campeonato a senhora não devia duvidar da atitude de ninguém, deveria confrontar essas pessoas que se encaixam nesse contexto que está vivendo. Qualquer prova importante seria essencial para a abertura do processo.
MAGNÓLIA: Agora parece que tudo está fazendo sentido, estou rodeada de traidores. Não existe uma pessoa que estava ao meu lado. Todos se rebelaram contra mim.
◣Diz ela se virando de frente para o Advogado.
Cena 04 - (Mansão dos Vidal/Interior)
◣Camila e Antero descem as escadas e acabam notando a ausência de Genuvia.
CAMILA: Ué, aonde está a dona Genuvia?
ANTERO: Deve ter cansado de esperar por você, acho que você tem mania de prometer as coisas para as pessoas e não cumprir.
CAMILA: UAU! O segundo ano do ensino fundamental deve estar em festa com seu senso de humor brilhante.
ANTERO: O seu sarcasmo é algo excepcional, Camila. Quero ver até quando vai usá-lo como modo defesa quando tudo vier à baixo.
CAMILA: Quer saber, Antero? Hoje mesmo passarei no banco e retirarei uma quantia bem generosa pra você calar a boca.
ANTERO: Não quero migalhas, quero o que foi prometido.
CAMILA (Com Raiva): Vai pro inferno, Antero!
◣Camila sobe as escadas furiosamente e a câmera foca no rosto de Antero que solta um sorriso sádico.
Cena 05 - (Pensão de Genuvia/Interior)
◣Genuvia adentra sua pensão desnorteada, não se ligando no que está acontecendo na sua frente. Oswaldo nota a estranheza da esposa e se aproxima dela.
OSWALDO: O que aconteceu, Genuvinha?
◣Genuvia olha em direção a Oswaldo.
GENUVIA (Séria): Eu descobri uma coisa muito importante, Oswaldo.
OSWALDO: E o que de tão importante você descobriu?
GENUVIA: No momento você não pode saber, mas é algo que pode mudar nossa vida. Eu aceito muito pouco do que eu mereço, a gente precisa de muito mais do que essa miséria que estamos vivendo.
OSWALDO (Preocupado): Genuvia... Eu tenho até medo quando você me fala essas coisas.
GENUVIA: Olha pra isso aqui, Oswaldo! Olha esse lixo de lugar que vivemos, é esse tipo de vida que queremos? Com o pouco de dinheiro que ganho na pensão quase não dá pra nada, a mesada da Magnólia babau. Você pode aceitar viver nessa mesmice, mas eu não!
OSWALDO: Sabe o que eu acho? É que essa sua saúde por "tutu" pode te levar a ruínas. Não sei o que descobriu, mas espero que não seja nada ruim. Você viu o que aconteceu quando enfrentou a Magnólia, quase foi pra vala.
GENUVIA: O que eu sei é muito pior que o segredinho da Magnólia, é algo macabro. Você vai ver, Oswaldo, a gente no final de toda essa história vamos nos dar bem.
OSWALDO (Sério): Você fala com tanta certeza, pois tome muito cuidado para não cair do cavalo.
GENUVIA (Sorrindo): Ao contrário, eu vou montar nesse maldito cavalo e mostrar ao mundo onde Genuvia Teixeira chegou!
◣No take seguinte é mostrado o trânsito de São Paulo e em seguida o cair da noite na cidade. Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta - Modo Turbo, dá som a cena.
Cena 06 - (Quarto de Vitória/Interior)
◣Vitória está deitada quando ouve batidas frequentes na porta. Ela pede para esperar e se levanta da cama, quando abre a sua porta no mesmo instante tenta fecha-la, mas é impedida por um pé que se põe ao meio no exato momento.
HEITOR: A gente precisa conversar, Vitória. Não pode ignorar minhas ligações e nem mesmo minha presença.
VITÓRIA (Furiosa): Pois se for preciso eu quero te ignorar para sempre, esquecer da sua existência e esquecer que algum dia já te amei.
HEITOR: Você não me ama mais, Vitória?
VITÓRIA (Gritando/Raiva): EU TE ODEIO, HEITOR! EU TE ODEIO!
◣Vitória tenta fechar a porta mas Heitor à impede conseguindo abri-la e entrando em seu quarto.
VITÓRIA (Chorando): Vai embora, Heitor. Eu não quero nunca mais te ver na minha vida, tem idéia de como me machucou?
HEITOR: O que eu fiz foi imperdoável, mas não pode apagar o que vivemos. Nós vivemos momentos únicos, Vitória e eu continuo te amando. Eu tive muito medo de perder você e por isso acabei não contando a verdade, me perdoa!
VITÓRIA (Chorando): Você se lembra daquela nossa conversa no restaurante? Eu te supliquei, implorei para que não me machucasse. Mas mesmo sabendo disso continuo mentindo para mim, o pior de tudo é que eu acreditava que você nunca me machucaria de alguma forma.
HEITOR (Chorando): Vitória, por favor...
◣Heitor tenta se aproximar de Vitória mas mesma se esquiva dele.
VITÓRIA (Nervosa/Chorando): Eu te dei meu coração e você usou ele como se fosse um objeto descartável. O meu amor por você era sincero, o que eu sentia era de verdade. Infelizmente não era recíproco da sua verdade, porque você não é uma pessoa verdadeira. Sabe por que? Porque você capaz de criar a imagem de um homem perfeito, mas na verdade você não era nada aquilo que me falava. Você é um covarde!
HEITOR: Você tem razão, eu sou um covarde que tive medo de perder a única mulher que eu amava. E parece que eu não me enganei, porque eu estou perdendo você.
VITÓRIA: Você está me perdendo por culpa sua, por culpa das suas mentiras. Nada o que você me disser irá apagar o que aconteceu naquele dia, um dia que seria o mais importante da minha vida. O meu maior sonho era ser advogada, aquela formatura seria a realização de um sonho de anos e se transformou no pior pesadelo que eu pudesse imaginar.
HEITOR: Quer dizer que acabou tudo?
VITÓRIA (Chorando): Vai embora, Heitor. Vai embora...
◣Vitória se vira de costas e coloca suas mãos sobre seu rosto. Heitor continua a olhar para ela, com lágrimas nos olhos ele se distância da mesma indo até a porta.
HEITOR (Chorando): Você será a única mulher que amei, porque eu continuo te amando, Vitória. Espero que um dia possa me perdoar de tudo que fiz, porque eu sempre estarei te esperando.
◣Heitor se vira indo embora e fechando a porta. No mesmo instante que se ouve a porta se fechar, Vitória se vira e caminha em direção até a porta, ela para em frente a mesma e fica parada alguns segundos. Em um único suspiro de choro, ela se move e encosta-se na porta, desliza lentamente até o chão. Olivia Rodrigo - drivers license, toca ao fundo da cena.
AMANHECE EM SÃO PAULO.
Cena 07 - (VL/Sala de Magnólia/Interior/Manhã)
◣Os olhos de Camila estão cansados e ela tenta se manter concentrada enquanto ouve Irina.
IRINA: Parece que você não está disposta para falar comigo, Camila.
CAMILA: Que bom que percebeu, é que as vezes você é chata, Irina.
IRINA: Será que eu cometi um erro te ajudando com aqueles documentos?
CAMILA (Sorrindo): Olha, agora nesse momento pouco me importa. Os documentos já estão assinados e não será seu arrependimento que mudará algo.
IRINA (Séria): Pensei que fôssemos amigas, Camila. Eu estou sozinha, preciso de alguém para que eu possa desabafar.
CAMILA: Eu sou sua amiga, não sua psicóloga.
IRINA: Estou a ponto de cometer uma besteira.
CAMILA: Ótimo, se você sabe que é uma besteira então não cometa. Passar bem!
◣Diz Camila enquanto mexe no celular. A câmera foca em Irina que está com um semblante abatido.
Cena 08 - (Pensão de Genuvia/Interior)
HOMEM: Pão duro de novo, dona Genuvia?
GENUVIA: Tu não enche meus pacová, viu? Se tá reclamando então passa na padaria e compre um.
HOMEM: Isso aqui é pior que o inferno.
GENUVIA (Irônica): Prazer, eu sou o capeta.
◣O homem bufa de raiva e se senta em uma das mesas. Oswaldo se aproxima de Genuvia.
OSWALDO: A Vitória não está nada bem, diz que não quer comer nada.
GENUVIA: Ela está assim desde que aquele tal de Heitor veio falar com ela. Mas essa história não vai terminar tão fácil assim não.
OSWALDO: O que você pretende fazer?
GENUVIA (Sorrindo): Vou ter uma das minhas conversinhas!
Cena 09 - (Apartamento Toledo/Interior)
◣Após ouvir a campainha tocar, Irina vai logo atender. Ao abrir a porta fecha a cara imediatamente.
IRINA (Séria): Então é você... A mãe dela cachorra que quase me agrediu naquela formatura.
GENUVIA: Gostou da surpresa?
IRINA: Não sei o que veio fazer aqui mas não estou com paciência para falar com ninguém.
GENUVIA (Sorrindo): Ah, mas você vai fazer conversar comigo querendo ou não.
◣Genuvia adentra o apartamento sem a permissão de Irina.
IRINA (Furiosa): A senhora saia daqui agora ou eu chamo a polícia!
GENUVIA: Não antes de eu falar tudo que está engasgado na minha garganta.
◣As duas se olham e Irina mantém a expressão séria no rosto.
Cena 10 - (Mansão dos Vidal/Interior)
◣A câmera foca na sala de estar e em seguida em um homem que entra na mansão, logo é revelado que é Rodrigo que acabara de chegar de viagem.
RODRIGO (Gritando): Mãe, cheguei!
◣Rodrigo olha ao redor sem entender nada.
RODRIGO: O que aconteceu nessa casa?
◣É ouvido alguns passos que descem as escadas, Rodrigo se mostra visivelmente surpreso com que está na frente.
RODRIGO (Pasmo): Aline, o que está na fazendo na minha casa?
CAMILA: Eu que pergunto, Rodrigo. O que você está fazendo na minha casa?
RODRIGO: Sua casa? Que brincadeira de mal gosto é essa?
CAMILA: Não é brincadeira, essa casa agora é minha. A mansão Vidal agora tem uma nova proprietária e sou eu.
RODRIGO (Rindo): Claro e agora você vai me dizer que os porcos voam. Chega de brincadeiras, Aline, e me fala o que está acontecendo aqui.
CAMILA: É tão difícil entender que eu sou a nova dona da casa? Pelo visto sua mãe não deve ter te contado.
◣Em um momento de raiva Rodrigo segura os braços de Camila com força.
RODRIGO (Furioso): Do que está falando, sua maluca? Se já não bastasse ter me abandonado no altar, agora veio infernizar minha vida na minha própria casa.
CAMILA (Sorrindo): Ui, que agressivo você, Rodrigo. Não tenho culpa se sua mãe é uma mentirosa e te esconde tudo que acontece debaixo do seu nariz.
RODRIGO: NÃO FALA DA MINHA MÃE!
CAMILA: Mas é a verdade, sua mãe é uma mentirosa. Quer dizer, se ela fosse sua mãe não é...
◣A câmera dá um close no rosto de Rodrigo.
RODRIGO (Espantando): O que?
CAMILA: Pera aí, você não sabe? Pensei que soubesse que a Magnólia não é sua mãe biológica.
A IMAGEM CONGELA EM RODRIGO E EM SEGUIDA UMA FUMAÇA PRETA TOMA CONTA DA CENA.
Encerramento:
03/04/2021
©️ GS Literatura