top of page

Como Se Não Houvesse Amanhã - Capítulo 31

Web Novela
Autora: Júlia Oliveira

 

Abertura:

Cena 01 - (Sala de Magnólia/Interior)

 

◣Magnólia fica paralisada com que acaba de ouvir. Lágrimas começam a tomar conta do seu rosto, ela tenta acariciar o rosto de Camila mas a mesma se esquiva rejeitando o carinho.

 

MAGNÓLIA (Chorando): Camilinha... Meu Deus isso não pode ser verdade, não pode!

 

CAMILA (Séria): Agora é muito fácil chorar, não é? Depois de ter destruído uma família e isso por pura ambição. Você chegou aonde queria, Magnólia. E pra isso teve que pisar em cima das pessoas que mais estiveram ao seu lado, a minha MÃE te considerava como uma irmã e quando mais ela precisou de você, o que fez? A apunhalou pelas costas!

 

MAGNÓLIA: Você não entende, Camila. Não entende os motivos que me fizeram chegar nessa decisão.

 

CAMILA: E precisa de motivos? Você destruiu a minha vida, eu era só uma criança. Uma criança que tinha sonhos e que nunca puderam ser realizados, porque VOCÊ acabou com o único vestígio de dignidade que eu pudesse ter. A minha infância foi roubada, eu nunca pude brincar com as minhas amigas porque vivíamos na miséria. Sabe o que é ficar sem comer, Magnólia?

 

◣Os olhos de Camila ficam marejados, ela tenta limpar algumas lágrimas que se deixam escapar.

 

CAMILA (Chorando): Desde pequena tive que tomar as rédeas da casa. A minha mãe não conseguia se manter em pé, eu tive que escolher entre trabalhar ou estudar, porque se não a gente passava fome. Enquanto você e meu pai se divertiam tomando Chandon, com viagens internacionais, roupas de marca. Eu tentava juntar o pouco de dinheiro que havia sobrado pra comprar um pouco de comida, porque era apenas aquilo que havia me restado.

 

MAGNÓLIA: Eu sinto muito que tenha passado por isso, mas não tente colocar a sua mãe como vítima. Você não conhecia a Bárbara como eu conhecia, não sabe nem um terço da verdade. Camilinha, você foi manipulada por essa mulher... Nem tudo é como parece ser, querida.

 

CAMILA (Chorando/Raiva): Você nunca mais abra sua boca para falar da minha mãe. Porque ao contrário de você ela tinha caráter, porque mesmo doente ela tentava cuidar de mim. Ela foi a única pessoa que esteve ao meu lado, você não é ninguém para julgar minha mãe, então não tente transformar ela em um monstro sendo que o monstro na verdade é você.

 

◣Magnólia se afasta de Camila e fica de costas para ela. Ela enxuga suas lágrimas e vira-se para a mesma.

 

MAGNÓLIA (Furiosa): Vai embora daqui, Camila. Já conseguiu o que queria, não é? Já humilhou meu filho, sabia que ele era meu ponto fraco, sabia que usando ele iria me machucar. Agora, chega! Suma da minha vida, saia agora da minha sala!

 

Cena 02 - (Pensão de Genuvia/Interior)

 

◣Genuvia observa pela janela pensativa a movimentação do bairro.

 

OSWALDO: Que cara é essa, meu amor?

 

GENUVIA: Estou com medo, Oswaldo. Medo do que pode acontecer a qualquer momento. 

 

OSWALDO: Desde o casamento você anda estranha, não sei o que de fato aconteceu mas parece ser sério. É alguma coisa relacionada a pensão?

 

◣Genuvia se vira para Oswaldo ficando de frente a ele.

 

GENUVIA (Sério): Muita coisa vai mudar agora, eu estou sentindo que alguma coisa muito ruim está vindo por aí.

 

OSWALDO (Preocupado): Credo, Genuvia. Vira essa boca pra lá!

 

◣A câmera foca em Genuvia que se mostra apreensiva.

 

Cena 03 - (Sala de Magnólia/Interior)

 

MAGNÓLIA (Furiosa/Gritando): Você está surda? Saia da minha sala agora, não vou permitir que você entre nunca mais na VL!

 

◣Camila se encosta na mesa e solta um sorriso irônico para Magnólia.

 

CAMILA (Sorrindo): Essa história ainda não acabou, Magnólia. O Rodrigo foi só uma peça muito importante no meu jogo, mas ainda existe outras fases que precisam ser concluídas.

 

MAGNÓLIA: Fases? Eu realmente tenho dó de você, ter convivido com a Bárbara durante todo esse tempo deve ter afetado seu cérebro. Tentei ter pena de você Camila, mas me parece que virou uma segunda versão da sua mãe. Eu olho pra você e só consigo ver a Bárbara, é inacreditável o quanto eu fui burra esse tempo todo!

 

CAMILA: É uma honra ser a segunda versão da minha mãe, porque a minha mãe era uma mulher honesta, íntegra e ao contrário de você ela tinha amor. Magnólia você é um ser humano incapaz de amar alguém e incapaz de ser amada. Porque você é ruim, uma pessoa podre e que vai passar o resto da sua vida sozinha.

 

MAGNÓLIA (Rindo): Que discursinho maravilhoso, eu realmente estou impressionada com a sua perspicácia. Te julguei mal quando te comparei com a sua mãe, ao contrário dela você é esperta e cá entre nós todos sabíamos que sua mãe era uma burra.

 

◣Camila se aproxima de Magnólia e as duas ficam frente a frente.

 

CAMILA (Séria): Você ainda vai me pedir perdão de joelhos, Magnólia. A sua soberba vai te derrubar desse seu pedestal, as pessoas vão saber quem é você de verdade e NINGUÉM vai ficar ao seu lado. Porque as únicas pessoas que estão ao seu lado estão por interesse e eu duvido muito que o Rodrigo te apoie quando ele souber quem é a mamãe dele. 

 

MAGNÓLIA: Saia da minha sala agora ou eu chamo os seguranças. Você não conhece, Camila e não sabe um porcento do que sou capaz de fazer!

 

CAMILA (Sorrindo): Então me mostre do que é capaz, me mostre quem é a Magnólia Vidal de verdade!!

 

Cena 04 - (VL/Exterior)

 

◣A câmera mostra a fachada da VL e em seguida algumas pessoas saindo de dentro. Em outro take Camila é carregada pelos seguranças para fora da empresa e Magnólia os acompanha com os braços cruzados.

 

MAGNÓLIA (Séria): Podem solta-la!

 

◣Camila é jogada ao chão de maneira violenta, ela olha para Magnólia e sorri para a mesma.

 

MAGNÓLIA: É esse o lugar que você merece ficar... No chão. É como um tapete, todos pisam por cima de você e ninguém dá a mínima para o que está pisando. 

 

CAMILA: O mal que semeia será o mal que irá colher, lembre-se dessa frase, Magnólia.

 

MAGNÓLIA: É o que veremos, Camila. Você iniciou uma guerra contra mim e duvido que vença. Sabe o que me diferencia de você? É que tenho dinheiro e nesse país você só se da bem quando tem alguma coisa em troca. Eu vou te afundar e você se arrependerá do dia em que tentou unir forças contra mim.

 

◣Magnólia se vira e caminha em direção a VL. A câmera foca ao fundo onde está Camila sentada no chão. 

 

CAMILA (Gritando): O seu declínio está chegando Magnólia, o seu declínio está chegando...

 

◣A câmera se afasta.

 

◣Mostra-se o anoitecer da cidade de São Paulo. Legião Urbana - Pais e Filhos.

 

◣Mostra-se a frente da Mansão dos Vidal.

 

Cena 05 - (Mansão dos Vidal/Banheiro/Interior)

 

◣Uma música clássica toca ao fundo da cena. Aproxima-se de Magnólia que está deitada na sua banheira cheia de espuma, ela está relaxando. Antero adentra o banheiro segurando uma bandeja, ele diminui o som da música e vai até Magnólia.

 

ANTERO: A temperatura está do seu agrado, madame?

 

MAGNÓLIA: Não é a temperatura que está me incomodando, Antero. Hoje eu tive plena certeza que meu passado não está morto como achei.

 

ANTERO: Do que a senhora está falando?

 

MAGNÓLIA (Séria): A filha do Marcelo voltou, Antero. Na verdade ela sempre esteve presente, a Aline não era quem a gente pensava que era, a Aline é a Camila. Aline Ferraço, nunca existiu era apenas uma figura criada por aquela desgraçada, ela entrou na minha vida com um propósito. A garotinha de Riacho Doce cresceu e resolveu se vingar de mim.

 

ANTERO: Que história inacreditável, daria um baita roteiro de filme. Agora tudo começa a fazer sentido, ela usou o Rodrigo para de alguma forma afetar a senhora.

 

MAGNÓLIA: E parece que conseguiu, não é? Mas eu já dei um aviso para aquela pobre coitada, duvido muito que tente fazer algo contra mim. E se ela não entendeu recado, posso dar um susto nela e assim fazer ela sumir de vez da minha vida.

 

ANTERO: Coitada daquela moça... Não sabe com quem está mexendo.

 

◣Os dois sorriem um para o outro. Antero deixa a bandeja ao lado da banheira, ele afasta e caminha até a porta, a câmera o acompanha mostrando seu sorriso maléfico. A câmera volta atenção para Magnólia que fecha seus olhos e se afunda dentro da banheira.

 

Cena 06 - (Quarto de Camila/Interior)

 

◣Genuvia está sentada na cama e mexe em uma caixa. Ela segura em mãos uma fotografia e é surpreendida por Camila que entra em seu quarto.

 

GENUVIA (Assustada): Aí que susto, quase me matou do coração!

 

CAMILA: Quem deixou a senhora mexer nas minhas coisas?

 

GENUVIA: Pensei que nunca mais teria a pachorra de voltar para a pensão. E essas coisas não são suas, apenas entrei no seu quarto e vi essa caixa jogada em cima da sua cama.

 

CAMILA: Essa caixa estava guardada dentro do meu guarda roupa. A senhora não tem vergonha, não é? Mexeu no meu armário porque queria pegar minhas roupas e viu a caixa da Magnólia e resolveu matar a curiosidade.

 

GENUVIA (Irritada): Quem é você pra falar que eu não tenho vergonha? Tu usou um menino inocente nessa tua história de vingança, usou do amor do Rodrigo para se dar bem!

 

CAMILA: Agora a senhora é uma santa, desde o início estava me ajudando nessa história. Não adianta tirar o corpo fora, tem uma grande parcela de culpa no que aconteceu. Por que não contou para a Magnólia quando descobriu quem eu era?

 

GENUVIA: Porque eu também odeio a Magnólia, eu tenho minhas razões para odiar ela. Mas eu não sabia que você iria usar pessoas que não tinham nada ver com seu passado, se eu soubesse isso nunca teria acontecido.

 

CAMILA (Desconfiada): Eu perguntei uma vez para a senhora o porquê de tanto odiar a Magnólia e não obtive. Agora eu me questiono mais uma vez, de onde surgiu esse ódio?

 

◣Genuvia se levanta e vai até a porta segurando a maçaneta.

 

GENUVIA (Furiosa): Esse assunto não cabe à você, Camila. Eu não sou uma marionete no qual você pode controlar, eu não sou uma peça nesse seu jogo sujo. NÃO SOU!

 

CAMILA: Acredito que seu passado com a Magnólia tem alguma coisa a ver com adoção do Rodrigo, estou errada?

 

GENUVIA (Gritando/Gritando): Tu não me enche meus pacová!

 

◣Ela vai embora fechando a porta com força. 

 

CAMILA (Rindo): Eu vou sentir tanta saudade dessa pensão...

 

DIA SEGUINTE. 

 

Cena 07 - (Faculdade/Interior)

 

◣Rodrigo e Vitória caminham pelos corredores da faculdade convesando juntos.

 

VITÓRIA: Eu sinto muito pelo que aconteceu, Rodrigo. E como você está?

 

RODRIGO: Não vou negar, estou péssimo. É como se a Aline tivesse arrancado uma parte de mim. Foi difícil levantar da cama e lembrar o que aconteceu, me sinto tão inválido e sem um pingo de vontade de continuar vivendo.

 

VITÓRIA: Talvez minhas palavras não ajudem, mas você não pode sentir culpado pelo que aconteceu. A única culpada nessa história foi a Aline, não deve sofrer por alguém que está pouco se lixando para você. Precisa levantar e mostrar para você mesmo que é muito mais forte do que imagina.

 

RODRIGO: Espero que eu consiga ter essa força que você tanto fala, Vitória. Meu assunto com você não era nem sobre a Aline, mas sim sobre a Laísa. Ela não recebe minhas mensagens e nem atende minhas ligações.

 

◣Vitória para em frente de Rodrigo.

 

VITÓRIA: Já faz uma semana que não falo com a Laísa, ela disse que estava em outro país e depois daquele dia não tive mais nenhuma informação sobre ela.

 

RODRIGO: Outro país? Parece que nunca mais vou ver a Laísa, queria apenas pedi perdão a ela depois de tudo que fiz. A Laísa sempre teve razão sobre a Aline e eu nunca quis enxergar a verdade.

 

◣Vitória apoia sua mão no ombro de Rodrigo.

 

Cena 08 - (Pensão de Genuvia/Corredores/Interior)

 

◣Camila acaba de sair do seu quarto e acaba esbarrando em alguém.

 

BIDU: Pensei que nunca mais te veria, Camila.

 

CAMILA: Achou mesmo que eu iria te abandonar, Bidu? Apenas preciso de um tempo para que eu possar organizar minha cabeça diante dos acontecimentos.

 

BIDU: Por que você fez aquilo com o Rodrigo, por que usou ele daquela forma?

 

CAMILA (Séria): Imaginava qualquer pessoa me julgando, menos você. Não somos muito diferentes um do outro, usou a Magnólia e agora quer falar de mim?

 

BIDU (Com Raiva): Não seja tão mal caráter a esse ponto, você me obrigou a ter um caso com a Magnólia. Você me fez ela assinar aqueles malditos documentos!

 

CAMILA: Obriguei? Pera aí, não botei nenhuma arma na sua cabeça e te obriguei a transar com ela. Fez porque quis e agora assuma seus atos, não vou perder meu precioso tempo discutindo com você.

 

◣Camila se vira para ir embora quando ouve Bidu chamar pelo seu nome.

 

BIDU (Sério): Toma cuidado, Camila. Apesar de tudo eu gosto muito de você.

 

CAMILA (Sorrindo): Quem precisa ter medo é a Magnólia, não eu!

 

Cena 09 - (Rua/Externa)

 

◣A câmera se aproxima de Camila que anda pela rua, ela nota um carro a seguindo e começa a apressar seus passos. O veículo começa a tomar mais velocidade, então a moça começa a correr tentando despistar o carro. Um instrumental de tensão dá som a cena. 

 

CAMILA (Ofegante): O que está acontecendo?

 

◣Camila continua a correr com dificuldade. Sua respiração está ofegante, ela olha para atrás e vê que o carro não está mais a seguindo. Então a mesma decide mudar de direção e em entra em outra rua, ainda com medo ela toma cuidado para entrar no beco sem ser vista. A moça já tranquilizada respira aliviada.

 

CAMILA (Assustada): Foi aquela desgraçada, foi aquela cretina!

 

◣Ao ouvir um barulho atrás dela, Camila se vira e acaba levando uma grande pancada na cabeça. Ela caí desacordada no chão já com a cabeça ferida. Um homem se aproxima.

 

HOMEM: Leve-a para o carro.

 

Cena 10 - (Casa/Interior)

 

◣Em um take é mostrado um carro que para em frente a uma casa, o lugar é deserto e coberto por uma grande vegetação.

 

◣No take seguinte já está tudo escuro. Apenas é possível ouvir vozes distorcidas, foca-se nos olhos de uma pessoa que é aberto com dificuldade. Sua visão está turva e tenta-se manter em consciência. Ouve-se passos de alguém com salto, os passos vão se intensificando ainda mais. Um clarão faz com que a cena ganhe cor.

 

MAGNÓLIA (Sorrindo): BUUH!

 

◣A visão de Camila que está desfocada se restaura ao ver Magnólia em sua frente. A câmera foca em Camila que está amarrada em uma cadeira apenas com suas roupas íntimas.

 

MAGNÓLIA: Eu disse para você não brincar comigo, garota.

 

◣Magnólia aponta um revólver em direção a Camila.

 

A IMAGEM CONGELA EM CAMILA E EM SEGUIDA UMA FUMAÇA PRETA TOMA CONTA DA CENA

 

Encerramento:

29/03/2021

 

©️ GS Literatura

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page