top of page

Como Se Não Houvesse Amanhã - Capítulo 27

Web Novela
Autora: Júlia Oliveira

 

Abertura:

Cena 01 - (Apartamento Toledo/Interior)

 

◣Irina não esboça nenhum tipo de reação. Ela se senta ao sofá e permanece imóvel, seus olhos estão marejados, ela suspira e tenta conter suas lágrimas.

 

CAMILA: A senhora está bem?

 

IRINA: Conheci a Magnólia quando estava namorando com o Heitor. De lá pra cá viramos melhores amigas, ela era a pessoa que me ouvia e me dava um  puxão de orelha. É como uma irmã, sabe? Nos momentos mais difíceis da minha vida a Magnólia esteve ao meu lado. Quando tentei me matar pela primeira vez ela estava ao meu lado... Ela me fez enxergar que estava cometendo uma loucura.

 

CAMILA: A Magnólia sabe como enganar as pessoas. Ela sabe conquistar a confiança de alguém e com um estalar de dedos meter uma faca nas suas costas.

 

IRINA (Chorando): Por que ela fez isso comigo? POR QUE??

 

◣Camila se senta ao lado de Irina e segura suas mãos.

 

CAMILA: Ela nunca gostou de você, Irina. A Magnólia te suportava para ficar ainda mais próxima do Heitor, além de que você é uma das sócias da VL, mantêm uma grande porcentagem da marca.

 

IRINA (Chorando): Eu desabafava com ela sobre meu casamento, em todas as conversas ela me culpava pelo fracasso do meu relacionamento com Heitor. Ela sempre tentava me desestabilizar de alguma forma e conseguia!

 

CAMILA (Séria): A Magnólia sempre consegue entrar na mente das pessoas, ela manipula. Para ela somos uma apenas uma peça do joguinho sórdido que ela joga.

 

IRINA: Por que está me falando essas coisas?

 

CAMILA: Porque está na hora de alguém dar um basta na Magnólia. Não é certo o que essa mulher faz e as pessoas acabam acreditando no teatrinho dessa mulher. Irina, nos podemos se juntar e acabar de uma vez por todas com a Magnólia!

 

Cena 02 - (Pensão de Genuvia/Exterior)

 

◣A câmera se aproxima de Vitória e Genuvia que conversam com um homem na entrada da pensão.

 

ANTERO (Sorrindo): Como essa menina cresceu, está linda e sua mãe me contou sobre sua formatura. Além de bonita é esperta, o que mais um homem iria querer?

 

VITÓRIA: Obrigada, mas infelizmente eu não me recordo do senhor. Aliás minha mãe nunca comentou sobre você.

 

GENUVIA (Sério): Porque nem eu lembrava desse homem. Acho que já conversamos o bastante, tenho comida pra fazer e não tenho tempo para ficar batendo um papo de comadre em frente a minha pensão.

 

ANTERO: A sua mãe continua a mesma, impaciente e temperamental. As vezes esquecida, não é? Nos encontramos em um bar mês passado, você se lembra?

 

◣Vitória olha para Genuvia que tenta controlar sua raiva.

 

GENUVIA (Furiosa): Olha aqui eu to muito atarefada e não estou disposta a conversar com ninguém. Vamos minha filha, não acho de bom agrado ficar sozinha com esse homem.

 

VITÓRIA: Me parece que vocês não se dão bem. Qual é a rusga entre vocês dois??

 

ANTERO: Eu e sua mãe fomos grandes amigos, mas o tempo resolveu de afastar nos dois. Até hoje a Genuvia não se conforma com nosos distanciamento, é uma pena que isso tenha acabado com nossa amizade.

 

GENUVIA: Tu é muito dos cínico, Antero. Não vou perder meu precioso tempo discutindo com você, agora me dá licença que tenho mais o que fazer!

 

◣Genuvia entra na pensão fechando o portão violentamente.

 

VITÓRIA: Desculpa, a minha mãe não está em um bom dia. Quem sabe não conversamos outra vez.

 

ANTERO: Eu iria adorar conversar com você, Vitória.

 

Cena 03 - (Mansão dos Vidal/Interior)

 

RODRIGO: Como assim ir embora? Tão depressa?

 

LAÍSA: Foi a melhor decisão que eu tomei, Rodrigo. Preciso recomeçar minha vida longe daqui, não está nada fácil continuar em São Paulo depois de tudo que aconteceu.

 

RODRIGO: Realmente estou surpreso. É uma pena que vá embora antes do meu casamento, queria tanto que estivesse no momento mais feliz da minha vida.

 

LAÍSA: Espero que do fundo do meu coração que você seja muito feliz, Rodrigo. Que a Aline te faça mais feliz do que eu te fiz, já que eu nunca fui capaz.

 

◣Rodrigo acaricia o rosto de Laísa.

 

RODRIGO: Você me fez feliz durante muitos anos e eu te agradeço extremamente por isso. Eu sei que errei com você e não sei como te pedir perdão, mas quero que se lembre que te amo muito e sentirei sua falta.

 

LAÍSA (Chorando): E espero que você não se machuque. Quero estar errada sobre meus pensamentos, mas acho que não. Que você possa continuar sendo feliz depois de tudo que vier à tona.

 

RODRIGO: Do que está falando?

 

LAÍSA: Nada...Eu apenas vim me despedir e eu só quero guardar lembranças boas de você, Rodrigo!

 

◣Eles se olham fixamente e em seguida se abraçam. Laísa se afasta de Rodrigo limpando suas lágrimas e caminha até a porta.

 

LAÍSA (Chorando/Sorrindo): Adeus, Rodrigo...

 

RODRIGO (Chorando): Adeus, Laísa!

 

◣Aquilo - You There, dá som a cena. A câmera intercala nos rostos deles e em seguida em Laísa saindo da mansão.

Cena 04 - (Apartamento Toledo/Interior)

 

◣Irina se levanta e fica de costas para Camila que a acompanha.

 

IRINA (Nervosa): Eu não posso fazer isso, apesar de tudo...EU NÃO POSSO!

 

CAMILA: E você vai deixar que a Magnólia continue saindo ilesa depois de tudo que fez? Essa mulher precisa pagar por cada maldade que cometeu!

 

◣Irina se vira assustada para Camila.

 

IRINA: Por que você odeia tanto ela?

 

CAMILA: Eu tenho uma longa história com a Magnólia, mas quero que saiba que fui uma das vítimas dela. Não tenha pena dessa mulher, ela não teve pena de você quando teve um caso com seu marido.

 

IRINA (Chorando): O que eu fiz de errado para merecer tanta desgraça na minha vida? Parece que tudo de ruim só acontece comigo.

 

CAMILA: Porque você é fraca, Irina. Está na hora de você enfrentar seus problemas como uma mulher de verdade. Em todas as situações você se deixa abater, mas dessa vez pode ser diferente...claro, se você me ajudar.

 

◣Camila pega sua bolsa e olha para Irina.

 

CAMILA: Está na hora de você mostrar quem é de verdade e parar de deixar que as pessoas pisem em você como um inseto. Tchau, Irina, apenas pense no que te falei.

 

◣Ela vai embora e foca-se em Irina, a mesma se ajoelha no chão e chora incessantemente. Irina bate no chão força e dá vários gritos com raiva.

 

Cena 05 - (Noite/Avião/Interior)

 

◣Mostra-se do reflexo da janela o rosto de Laísa, que está com cabeça encostada. Ela relembra momentos que teve com Rodrigo e suas discussões com Camila.

 

LAÍSA (Pensamento): Essa história ainda não acabou... É apenas o começo!

 

◣Laísa fecha seus olhos e deixa algumas lágrimas cair sobre seu rosto. A câmera se afasta da janela e mostra o avião que acaba de decolar. Elza Soares - A Carne, dá som a cena.

 

◣O sol acaba de nascer e se inicia um novo dia em São Paulo.

 

Cena 06 - (VL/Sala de Magnólia/Interior)

 

◣Magnólia acaba de chegar em sua sala e se depara com Irina que a aguarda sentada em sua mesa.

 

MAGNÓLIA: Somos amigas, mas não te dei ousadia para se sentar na minha cadeira.

 

◣Irina se levanta indo em direção de Magnólia.

 

IRINA: Desde quando você se considera minha amiga?

 

MAGNÓLIA : Xii, tomou os remédios de novo com bebida, Irina?

 

IRINA (Furiosa): DESGRAÇADA, TRAÍRA!

 

◣Irina dá uma bofetada em Magnólia, em seguida a pega pelos cabelos à jogando em cima da mesa, derrubando tudo que está sobre ela.

 

MAGNÓLIA (Assustada): O que deu em você sua maluca??

 

IRINA (Chorando/Raiva): Quanto tempo você ia me esconder sobre seu caso com Heitor? Me fala sua ordinária!

 

◣Irina parte para cima de Magnólia desferindo uma sequência de tapas. Magnólia consegue segura-la a empurrando no chão.

 

MAGNÓLIA (Furiosa): Eu não vou permitir que uma doente mental como você encoste o dedo em mim!

 

IRINA: Por que você fez isso comigo? POR QUE, MAGNÓLIA?

 

MAGNÓLIA: Porque você sempre foi uma idiota, uma burra que não conseguia enxergar o que acontecia debaixo do seu nariz. Enquanto eu me deliciava com Heitor você passava noites em claro esperando por ele!

 

IRINA (Chorando): Você é uma desgraçada, uma cachorra. Como pode ter feito isso comigo? Em todos os momentos estive do seu lado, eu te considerava como uma irmã.

 

◣Magnólia se levanta desnorteada passando a mão sobre seu rosto.

 

MAGNÓLIA: Acho que já está na hora de você saber. Eu precisava do seu dinheiro, precisava de alguém como sócia para investir na VL e você caiu como uma trouxa. Foi útil pra mim durante muitos anos e depois... Já não aguentava mais seus murmúrios e ouvir essa sua voz chata.

 

IRINA: Eu vou acabar com você, Magnólia. Isso não vai ficar assim, não vai!

 

MAGNÓLIA (Sorrindo): Pensa que eu vou ter medo de uma desequilibrada feito você? As pessoas não te amam, apenas te suportam. Não sabe o que tive de passar para aguentar viver com você. É ótimo que tudo isso tenha acabado, ja era tempo de saber que foi traída pelo Heitor por duas mulheres diferentes ou mais!

 

◣Irina se levanta e vai até a porta olhando para Magnólia.

 

IRINA: Esses tapas foram apenas o início do seu fim, Magnólia Vidal. Eu vou destruir você da pior maneira possível, não vai sobrar nem pó dessa sua cara de vagabunda.

 

MAGNÓLIA (Irônica): Nossa! Você ensaiou essas frases de efeito na frente do espelho? Estou toda com medo, até arrepiou os pelos do braço!

 

IRINA (Séria): Vamos ver quem vai rir por último, Magnólia.

 

◣Irina fecha a porta bruscamente e a câmera foca no rosto de Magnólia que está vermelho e arranhado.

 

MAGNÓLIA (Atordoada): Aí... Essa vagabunda tem a mão pesada!

Cena 07 - (Apartamento de Heitor/Interior)

 

◣Vitória arruma mesa enquanto Heitor traz os pratos e os talheres.

 

VITÓRIA: Como assim você tirou um tempo da faculdade?

 

HEITOR: Acho que é melhor assim, Vitória. São só alguns meses, logo passa.

 

VITÓRIA: Isso não foi por causa de mim ou foi?

 

◣Heitor se aproxima de Vitória à segurando pela cintura.

 

HEITOR: Não, só precisava dar uma pausa na faculdade e achei melhor me ausentar por algum tempo. Não se preocupe está tudo bem, agora podemos namorar em paz sem medo de nada.

 

VITÓRIA: Mas vamos esperar até minha formatura antes que contemos algo. Mas espero que seu afastamento da faculdade não tenha nada a ver comigo.

 

HEITOR (Sorrindo): Boba...

 

◣Os dois se beijam intensamente.

 

Cena 08 - (Restaurante/Interior)

 

◣A câmera se aproxima de uma mesa afastada onde está Irina e Camila.

 

IRINA: Preciso de pelo menos uma semana para conseguir esses documentos. Tenho muitos amigos nesses escritórios de advocacia e posso conseguir o que quer.

 

CAMILA: Ótimo, sabia que seria moleza você conseguir o que quero.

 

IRINA: E como vai conseguir convencer aquela desgraçada a assinar esses documentos sem que ela perceba, Aline?

 

CAMILA (Sorrindo): Eu tenho um plano, Irina. Não se preocupe! Ah, só tem uma coisa que você precisa saber antes de fazer essa documentação.

 

IRINA: O que?

 

CAMILA (Sorrindo): Meu nome não é Aline, é Camila!

 

UMA SEMANA DEPOIS.

 

Cena 09 - (Quarto de Camila/Interior)

 

◣Camila entrega uma pasta nas mãos de Bidu.

 

BIDU: Eu não sei se tenho coragem de fazer isso, Camila.

 

CAMILA: Mas você terá, apenas preciso que a Magnólia assine esses documentos e você logo se vê livre daquela velha. Não é o que você queria, Bidu? Se ver livre de toda essa sujeirada?

 

BIDU (Nervoso): Não queria que as coisas terminassem desse jeito. Achava que até o fim dessa maluquice você desistiria.

 

CAMILA: Nada e nem ninguém me faria desistir dessa história. Já está envolvido até o pescoço com isso e agora leve a merda desta pasta até a Magnólia!

 

BIDU (Chorando): Camila, por favor...

 

CAMILA: É uma pena que não tenha desistido antes, mas agora estamos na reta final e não a nada que possa fazer. Está na hora, Bidu!

 

A IMAGEM CONGELA EM BIDU E EM SEGUIDA UMA FUMAÇA PRETA TOMA CONTA DA CENA.

 

Encerramento:

24/03/2021

 

©️ GS Literatura

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page