top of page

Como Se Não Houvesse Amanhã - Capítulo 26

Web Novela
Autora: Júlia Oliveira

 

Abertura:

Cena 01 - (Mansão dos Vidal/Interior)

 

◣Camila está boquiaberta com que acaba de ouvir. Ela coloca sua mão sobre a boca e Magnólia observa a cena indignada.

 

CAMILA (Emocionada): Você está falando sério, Rodrigo??

 

RODRIGO: Eu nunca tive tanta certeza assim na minha vida. É a mulher com quem quero passar o resto da minha vida, eu te amo, Aline!

 

CAMILA: E você também é o homem com que quero passar o resto da minha vida. Mil vezes eu diria sim para este momento...É claro que quero me aceito casar com você!

 

◣Rodrigo se levanta e anda em direção a Camila. Ele se ajoelha e coloca o anel no dedo da moça, os dois estão com os olhos marejados e sorriem para o outro. Um abraço apaixonado e um beijo formalizam o momento.

 

MAGNÓLIA: Não acham muito cedo essa história de casamento?

 

RODRIGO (Emocionado): Nunca é cedo para demonstrar o amor que sente por alguém, mãe. A Aline é a mulher com quem eu sempre sonhei!

 

CAMILA: O casamento é uma prova do nosso amor, dona Magnólia. Eu e o Rodrigo seremos muito felizes, não se preocupe.

 

MAGNÓLIA (Séria): É com isso que me preocupo. Enquanto existe amor, existe felicidade e quando o amor se acaba? Existe infelicidade.

 

RODRIGO: Pera aí, a senhora não está feliz com o nosso noivado?

 

◣Magnólia nada responde, apenas se levanta da mesa e anda até a sala de estar.

 

CAMILA (Preocupada): Acho que ela não gostou muito de saber que vamos nos casar.

 

RODRIGO: Nunca liguei para as opiniões da minha mãe sobre meus relacionamentos e não é agora que vou ligar. Bom, não vamos fazer com que um momento como este estrague nossa noite, Aline.

 

CAMILA (Sorrindo): Tem razão! Eu estou noiva do homem que amo e ninguém vai impedir o nosso amor!

 

◣Os dois se abraçam e a câmera foca no rosto de Camila que solta um sorriso maléfico.

 

Cena 02 - (Quarto de Magnólia/Interior)

 

◣Magnólia adentra seu quarto retirando seus brincos e jogando em cima da cama. Antero adentra seu quarto logo em seguida.

 

ANTERO: Parece que a notícia do noivado não agradou a madame.

 

MAGNÓLIA: O Rodrigo está fazendo a maior burrada da vida dele, se prendendo em um casamento com uma moça que ele conhece há poucos meses. Não faz sentido, um menino tão jovem e emendando um noivado atrás do outro.

 

ANTERO: Acho que já está na hora da senhora libertar o Rodrigo, dona Magnólia. Ele não é o mesmo garoto de anos atrás, já é crescido e tem total responsabilidade de arcar com suas atitudes.

 

◣Com lágrimas nos olhos, Magnólia se senta em sua cama e Antero se senta atrás dela massageando seus ombros. Um instrumental triste toca ao fundo.

 

MAGNÓLIA (Chorando): Eu tenho medo que alguma coisa possa acontecer com ele. O Rodrigo é um menino tão bom, desde pequeno já demonstrava amor pelas pessoas. O meu maior medo é que meu filho se machuque e sofra pelo resto da vida, me culparia tanto por não ter evitado o pior.

 

ANTERO: Todo mundo corre risco nessa vida e com o Rodrigo não seria diferente. É preciso que você deixe ele viver a vida dele e as vezes deixar quebrar a cara, porque só assim ele irá aprender.

 

MAGNÓLIA: Você não é pai, Antero. Nunca vai entender o que estou falando, o Rodrigo é a única coisa que me mantém viva até hoje. Ver meu filho sofrer seria como tirar uma parte de mim.

 

ANTERO: Não se preocupe...os dois se amam e acho improvável que se machuquem.

 

MAGNÓLIA: Talvez você tenha razão, não quero que meus sentimentos estejam corretos em relação à isso.

 

ANTERO: A Aline é uma garota muito boa, com certeza fará seu filho muito feliz.

 

Cena 03 - (Quarto de Camila/Interior)

 

◣Camila exibe seu anel para Genuvia que o observa atentamente.

 

GENUVIA: Meu Deus, um anel de diamantes e topázio. Homem é um bicho burro mesmo, hein!

 

CAMILA: Isso tudo é inveja porque seu marido não é capaz de lhe dar um anel como este?

 

GENUVIA: Tu não me enche os pacová, Camila. Isso não é inveja não, é porque o Rodrigo é muito burro mesmo pra ter caído na sua lábia e não ter percebido a mulher que você é.

 

CAMILA: Agora a senhora resolveu me ofender? Porque foi a senhora que se juntou junto comigo para desmascarar a Magnólia e agora me vem com esse discursinho.

 

GENUVIA: Eu me meti nessa história antes de saber a sua real intenção. Está usando um menino inocente para se vingar da Magnólia, não acha que já está explorando os limites?

 

CAMILA: Não é vingança, é justiça! Não tenho culpa se o Rodrigo se apaixonou por mim, ele se meteu no meu caminho e eu resolvi aproveitar. É uma pena que as coisas irão terminar de um jeito não muito agradável, mas não vou deixar que uma paixãozinha estrague aquilo que tanto planejei.

 

GENUVIA: E isso irá durar por quanto tempo?

 

CAMILA (Séria): Faltam apenas mais duas coisinhas para serem resolvidas. O tombo da cobra está se aproximando...

 

DIA SEGUINTE

 

◣Amanhece em São Paulo ao som de The Weeknd - Save Your Tears.

 

Cena 04 - (Casa de Laísa/Interior)

 

◣Laísa serve uma xícara de café para Vitória e em seguida se senta frente dela.

 

VITÓRIA: Caramba, isso é muito dinheiro, Laísa!

 

LAÍSA: Ainda estou em choque, quando aquele cara da seguradora falou comigo sobre o dinheiro da indenização fiquei sem palavras. O meu pai deixou tudo aquilo pra mim, éramos só eu e ele.

 

VITÓRIA: E o que pensa em fazer com esse dinheiro?

 

LAÍSA: Já tomei minha decisão, Vitória. Eu vou embora de São Paulo e investir uma parte do dinheiro. Não posso mais ficar aqui!

 

VITÓRIA (Surpresa): Laísa...Eu não acredito que vai embora.

 

LAÍSA (Séria): Preciso me ausentar por um tempo até que eu consiga por tudo em ordem. Aqui em São Paulo não vou conseguir recomeçar a minha vida, preciso estar preparada antes que tudo venha à tona.

 

VITÓRIA: Faça o que achar melhor, amiga. Ainda acho que é uma decisão precipitada mas eu não sei o que aconteceu com você. Desculpa perguntar mas isso é por causa do Rodrigo e da Aline?

 

◣Laísa se levanta e fica de costas para Vitória.

 

LAÍSA: Soube que eles vão se casar, as notícias aqui no bairro correm solta. Uma parte da minha mudança está relacionada a isso e a outra não posso te contar...por agora eu não posso.

 

VITÓRIA: Espero que um dia você se abra comigo e me conte o que tanto te aflige.

 

LAÍSA (Triste): Eu também espero que um dia isso aconteça.

 

◣A câmera corta para o rosto de Laísa que deixa escapar algumas lágrimas.

Cena 05 - (Faculdade/Interior)

 

◣A câmera se aproxima de Heitor que conversa com um homem e aparenta estar furioso. Em um momento de fúria ele bate na mesa.

 

HEITOR: Não podem fazer isso comigo, NÃO PODEM!

 

HOMEM: O senhor então prefere que te desligamos da faculdade? A melhor solução que encontramos foi essa, seu afastamento é a melhor decisão a ser tomada.

 

HEITOR: Então vocês vão acreditar em uma fofoca como está? É realmente inadmissível que vocês vão dar ouvidos para isso.

 

HOMEM: Não é uma fofoca, sua esposa veio até a faculdade e nos contou sobre o caso que tem com a aluna. Ainda bem que essa história não circulou por aí, ou então teríamos que romper com a bolsa da Vitória.

 

◣A expressão de Heitor muda com que acabará de ouvir.

 

HEITOR (Nervoso): A Irina esteve aqui?

 

HOMEM: Sim, graças a Deus ela não resolveu expor para ninguém. Heitor, a melhor coisa que você pode fazer é se afastar da faculdade e esperar que essa aluna se forme e nos livre dessa encrenca.

 

HEITOR: Tudo bem, mas eu farei isso pela Vitória. Não quero estragar o futuro dela, essa menina vale ouro. E quanto a Irina ela pagará bem caro pelo que fez, essa história está longe de acabar.

 

Cena 06 - (Apartamento Toledo/Interior)

 

◣Após ouvir a campainha tocar, Irina se prontifica para atender e se mostra surpresa com a visita que lhe aguarda.

 

IRINA (Sorrindo): O bom filho a casa torna!

 

HEITOR: Esse seu sorriso só mostra a mal caráter que você é. Teve coragem de ir até a reitoria e contar sobre meu caso com a Vitória??

 

IRINA: Isso é apenas o começo, Heitor. Achou mesmo que iria abandonar sua família para viver um romance com aquela vagabunda?

 

HEITOR (Furioso): Essa é você de verdade, uma mulher amargurada que não consegue aceitar o fim do nosso casamento. Eu amo a Vitória do que jamais amei você, ela é mulher que eu sempre desejei.

 

IRINA: Você pode desejar e amar essa garota quantas vezes quiser. Mas você nunca vai ser feliz ao lado dela, eu não vou deixar! Eu vou destruir vocês dois até o último segundo. Você me traiu, me fez otária todos esses anos e acha que vai se ver livre tão fácil assim de mim?

 

HEITOR: Eu tenho pena de você. É uma idiota que nunca percebeu o que acontecia debaixo do seu nariz, é realmente uma imbecil. Chega me dá dó desse seu discursinho de mulher trocada, mas você pode tentar me destruir quantas vezes quiser. Porque meu amor pela Vitória será muito maior que o seu ódio!

 

IRINA (Furiosa): Saia da minha casa agora!!

 

HEITOR (Sorrindo): A sua pose de mulher durona não durou por muito tempo, né? Acho que a melhor coisa que você pode fazer agora Irina, é tomar os seus remédios e dormir um pouco...sua existência é tão desprezível que não faria falta.

 

◣Irina dá um tapa na cara de Heitor que passa a mão sobre seu rosto sorrindo. Um instrumental tenso dá som a cena.

 

IRINA (Chorando/Raiva): Eu quero que você vá pro inferno junto com aquela vagabunda!

 

HEITOR: E foi com essa mulher que você chama de vagabunda que eu te troquei, Irina!

 

◣Irina dá um grito e fecha a porta violentamente. Ela se apoia na porta e desliza até o chão, a câmera foca nela que está ajoelhada e chora desesperadamente. Um instrumental toma conta da cena.

 

Cena 07 - (Sala de Magnólia/Interior)

 

◣A cena se inicia com Magnólia que está sentada em sua cadeira, seu cotovelo está apoiado à mesa. Ela está perdida em seus pensamentos e nem nota Camila entrando em sua sala.

 

CAMILA: Dona Magnólia?

 

◣Magnólia ouve a voz de Camila e desvia sua atenção para ela.

 

MAGNÓLIA: Desculpa, acabei me distraindo. E então já entregou o relatório que pedi?

 

CAMILA: Sim e já marquei a reunião com os membros da VL. Agora me desculpa mudar de assunto, mas a senhora não está muito feliz com o meu casamento com seu filho, não é?

 

MAGNÓLIA: Não vou negar, Aline. Acho que vocês estão indo rápidos demais, casamento é coisa séria. É uma escolha para a vida inteira.

 

CAMILA: Dona Magnólia, eu sei que a senhora só quer o bem do seu filho e eu também quero. Nunca faria mal pro Rodrigo, não tem ideia de como amo esse homem. Acredite em mim, nosso amor será para sempre.

 

◣Camila se senta em frente de Magnólia e segura sua mão.

 

MAGNÓLIA (Séria): Espero que tenha razão, não quero ver meu filho sofrendo.

 

CAMILA (Sorrindo): E não sofrerá, prometo que seremos muito felizes!

 

MAGNÓLIA: E pra quando é o casamento?

 

CAMILA: Daqui duas semanas, o Rodrigo vai hoje marcar a data na igreja.

DIA SEGUINTE

 

◣A câmera mostra a frente da pensão ao som de Glória Groove, IZA - YoYo.

 

Cena 08 - (Pensão de Genuvia/Interior)

 

Genuvia discute com um casal de estrangeiros.

 

GENUVIA: Querida eu não hablo inglês, não tenho culpa se vocês resolveram fazer um tour no BIXIGA!

 

MULHER: We want our money!

 

OSWALDO: Xii, ela falou money, Genuvia. Ela deve tá querendo o dinheiro de volta!

 

GENUVIA: Ninguém manda esses gringos serem burros e saírem distribuindo dólar pra qualquer um. Olha aqui vocês não enchem meus pacová!

 

HOMEM: Pacová?

 

◣Vitória se aproxima do casal.

 

VITÓRIA: O que está acontecendo aqui mãe?

 

OSWALDO: A sua mãe enganou esse casal falando que iria mostrar o bairro para eles e em seguida acomoda-los em um hotel cinco estrelas. Bom, parece que eles perceberam que isso aqui não é um hotel...

 

GENUVIA (Furiosa): Eu não enganei ninguém, apenas ajudei esse casal a conhecer o Bixiga. Eles entenderam tudo errado!

 

VITÓRIA: Oswaldo, resolve essa confusão por favor!

 

◣Vitória puxa Genuvia para longe.

 

GENUVIA: Que agressividade!

 

VITÓRIA: Eu não estou com tempo para suas vigarices. Tem um homem querendo falar com a senhora.

 

GENUVIA: Homem?

 

VITÓRIA: Um tal de Antero, disse que te conhece e me conhece também. Nunca vi esse cara na vida.

 

Cena 09 - (Mansão dos Vidal/Interior)

 

◣Rodrigo desce as escadas rapidamente ao ver Laísa, ele corre para abraçá-la.

 

RODRIGO (Alegre): Laísa! Faz quase um mês que não te vejo, o que houve?

 

LAÍSA: Eu precisava me afastar um pouco, não estava muito bem emocionalmente.

 

RODRIGO: E agora como está?

 

LAÍSA: Um pouco melhor, mas não é esse o assunto que vim falar com você. Eu vim te ver pela última vez, estou indo embora, Rodrigo.

 

RODRIGO: O que??

 

Cena 10 - (Apartamento Toledo/Interior)

 

◣Camila surge acompanhada da empregada na sala de estar de Irina.

 

IRINA: Aline? O que faz aqui??

 

CAMILA: Eu precisava falar com a senhora...em particular.

 

IRINA: Claro, por favor pode se retirar. Se eu precisar de qualquer coisa te chamo.

 

◣A empregada se retira e Camila se aproxima de Irina.

 

IRINA (Sorrindo): Faz muito tempo que não nos vemos, você trabalha na VL mas quase não nos esbarramos. Estou surpresa pela sua visita.

 

CAMILA: Não acho que minha visita será muito agradável, dona Irina. Precisava te mostrar uma coisa.

 

IRINA: Me mostrar o que??

 

◣Camila retira seu celular da bolsa.

 

CAMILA (Séria): A senhora precisa saber quem é a dona Magnólia de verdade. Veja com seus próprios olhos.

 

◣Camila mostra o celular para Irina, a câmera dá um close no rosto de Irina que muda seu semblante rapidamente ao ver as fotos.

 

CAMILA: A dona Magnólia tem um caso com o seu marido!

 

A IMAGEM CONGELA EM IRINA, E EM SEGUIDA UMA FUMAÇA PRETA TOMA CONTA DA CENA.

23/03/2021

 

©️ GS Literatura

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page