Amor & Classe - Capítulo 47
Web Novela
Autor: Rhay Dias
Direção: Dinho Oliveira
Abertura:
───────────────────────
"No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas
que o vento não conseguiu levar:
um estribilho antigo
um carinho no momento preciso
o folhear de um livro de poemas
o cheiro que tinha um dia o próprio vento..."
— Mario Quintana
───────────────────────
ᘚ As viaturas chegam na casa de campo, é mostrado eles entrando apressados no local ᘛ
CENA 01 (CASA DE CAMPO/INTERIOR/NOITE)
ᘚ Eles entram e começam a procurar, até que chegam na capela e notam a taça de vinho ao lado de um frasco de veneno ᘛ
DELEGADO (SÉRIO): Há vinho e uma substância aqui, ela seria capaz de cometer suicídio?
ALICE (SÉRIA): Aquela ordinária é capaz de tudo! Mas se matar não. Não nos roubaria em vão!
ᘚ Henry nota um pequeno bilhete aos pés do crucifixo ᘛ
• BILHETE
"Por que procuram entre os mortos aquela que viva está!"
HENRY (SÉRIO): É UMA DISTRAÇÃO! Marjorie está fugindo! Temos que sair daqui imediatamente.
ᘚ Henry entrega o bilhete para o delegado, ele lê e após isso todos saem da residência ᘛ
CENA 02 (CASA DE CAMPO/EXTERNA)
DELEGADO: Todos de volta aos carros, Marjorie não está aqui! Fechem as entradas principais.
HENRY (SÉRIO): Nesta região há muitas estradas por dentro da mata, temos que percorrer elas!
DELEGADO: Dividirei minha equipe, parte irá pela estrada principal e a outra virá conosco nessa busca pela mata. Vamos!
ᘚ Os policiais presentes adentram seus veículos e saem em retirada dali. A câmera se distancia pelo alto ᘛ
───
ᘚ A câmera, em sequência de takes, mostra os diversos caminhos percorridos pelos policiais. Até que mostra o caminho por dentro da mata que Henry percorre ᘛ
CENA 03 (PENHASCO/EXTERNA/NOITE)
ᘚ Henry, Alice e os policiais chegam no local sem saída através da estrada. Marjorie, com uma piteira de fumo na boca, aparece em frente ao seu carro ᘛ
MARJORIE (SORRINDO): Ora queridos, já chegaram?
HENRY (NERVOSO): Desgraçada! Se entregue logo e pare como este seu joguinho deplorável.
ALICE (SÉRIA): Se entregue! ACABOU PRA VOCÊ.
ᘚ Marjorie solta uma gargalhada. Após isso, com as malas de dinheiro em mãos, fica de frente para eles ᘛ
MARJORIE: Me entregar? Queridos, nossas histórias merecem desfechos mais gloriosos! Eu sou gloriosa.
DELEGADO (SÉRIO): Se afaste do despenhadeiro! A prisão é a única saída que tens.
MARJORIE (SORRINDO): CALE-SE! Você não está falando com uma mulher qualquer. Está falando com uma deusa!
HENRY (GRITANDO): CHEGA DESSA PATETICE!
MARJORIE (SÉRIA): Sim, chega! O fim se aproxima, porém me agradeçam por fazer a vida de vocês ter protagonismo. Sem mim suas histórias seriam entediantes!
ᘚ Marjorie em um desequilíbrio é lançada ao precipício, ela não grita por socorro, mas sorri. O dinheiro que estava na mala flutua pelo ar, revestindo ela. Em câmera lenta e ao som de "Lacrimosa - Mozart", é mostrado o corpo dela que cai em direção à morte e ao tormento eterno ᘛ
───
MESES DEPOIS
• Os LeBlanc conseguem reaver o dinheiro roubado por Marjorie
• Alice inicia a reconstrução da fábrica
• Henry tenta a reaproximação com sua família
• Chega o dia do casamento de Glória com Jorge
CENA 04 (FÁBRICA LEBLANC/INTERIOR/TARDE)
ᘚ Alice aparece andando entre os diversos operários que trabalham na reconstrução da fábrica, ela nota a presença de Henry ᘛ
ALICE: O que faz aqui?
HENRY: Vim admirar o excelente trabalho que tens executado na reconstrução. Mas... queria meu emprego novamente.
ALICE (SÉRIA): Emprego? Há uma vaga para liderar os grupos de operários. Irei à Nova York com Benjamin, é sua chance de reconquistar minha confiança.
HENRY: É a única vaga que podes me oferecer?
ALICE: De momento sim, é a única! Aceita?
HENRY (SORRINDO): Não me restam outras alternativas, se é o que tem... Irei aproveitar a oportunidade.
ALICE (SORRINDO): Pois comece agora! Caso queira, há macacões no vestiário.
ᘚ Alice, caçoando ele, solta risadas ᘛ
CENA 05 (CANDELÁRIA/INTERIOR/TARDE)
ᘚ No altar está Jorge, sorridente ele espera por Glória. Ela chega deslumbrante e é levada ao altar. Celine, Estela e Vera olham sorridentes ᘛ
JORGE (SORRINDO): Você é uma deusa! És perfeita. Não há outra que se compare a ti, minha amada!
GLÓRIA (SORRINDO): Teu jeito cavalheiro é inexplicável, Jorge!
PADRE: Ambos presentes, iniciaremos a cerimônia!
JORGE (SORRINDO): Que faça isso logo, senhor padre! Esperei muito por esse momento e meus lábios já não aguentam ficar longe de Glória!
ᘚ Todos sorriem. Em vários takes é mostrado a cerimônia, chega o momento de jogar o buquê ᘛ
GLÓRIA (SORRINDO): Veremos quem será a próxima!
ᘚ Glória joga o buquê e ele cai sobre as mãos de Vera ᘛ
VERA (SURPRESA): Ah, céus! Agora só falta o pretendente!
ᘚ Elas sorriem, a imagem escurece ᘛ
CENA 06 (SALÃO DE FESTA/INTERIOR/NOITE)
ᘚ A imagem clareia e mostra todos no local se divertindo. Celine e Estela se aproximam de Glória ᘛ
CELINE (SORRINDO): Parabéns, minha mãe! Desejo toda felicidade do mundo para você!
ESTELA: Bom, eu mesma nem preciso dizer o quanto me alegra ver-te contente.
GLÓRIA (SORRINDO): Eu agradeço o apoio de vocês duas! Ah, que não só eu seja feliz, vocês também!
CELINE: Falando em felicidade, eu e Estela iremos para França em alguns dias. Passaremos uma temporada lá!
GLÓRIA: Não demorem! Estarei morrendo de saudades de vocês duas.
ESTELA (SORRINDO): Também sentiremos sua falta!
ᘚ Elas ficam conversando, a câmera se distancia mostrando todo o salão ᘛ
CENA 07 (CASA DE HILDA/INTERIOR/NOITE)
ᘚ Pablo chega no local acompanhado de Cloe, eles se sentam à mesa. Carmen e Hilda analisam ela ᘛ
HILDA: Cloe, não é? Quais são suas intenções com meu filho?
CLOE (SORRINDO): Intenções? Ah, Pablo é um divertimento meu... Não quero nada além de poder usá-lo.
PABLO (SÉRIO): CLOE!
ᘚ Carmen e Hilda se olham pasmas ᘛ
CARMEN (SUSSURRANDO): Essa menina é muito moderninha, não gostei... Prefiro a neta da velha depravada.
HILDA (SÉRIA): Concordo plenamente! Malu é melhor para o nosso Pablo.
───
18 DE SETEMBRO
SÃO PAULO, CAPITAL
CENA 08 (TV TUPI/INTERIOR/TARDE)
ᘚ Dentro do estúdio o apresentador inicia a primeira transmissão de tv do país, em seguida Alice começa a falar ᘛ
ALICE: Estamos diante de uma nova era da comunicação no país! A televisão trará avanços. E como mulher, espero que a partir deste meio, os ideais de nossa liberdade sejam reproduzidos em larga escala!
ᘚ A câmera mostra o diretor da transmissão enlouquecido tentando remover o foco das câmeras em Alice ᘛ
DIRETOR (NERVOSO): MUDEM O FOCO! CORTA, CORTA!
ALICE (SÉRIA): Mulheres, ocupem o espaço de vocês aqui! Reproduzam nossa mensagem, espalhem nossa luta!
ᘚ Alice finaliza o discurso. Ao som de "Respect - Aretha Franklin" a câmera se afasta dela ᘛ
CENA 09 (RUA/EXTERNA/TARDE)
ᘚ Carmen surge andando pela calçada quando vê Lucineide do outro lado, ela se aproxima ᘛ
CARMEN (SÉRIA): Velha depravada, tenho que falar contigo!
LUCINEIDE (SÉRIA): O que quer, chimpanzé?
CARMEN: Nosso netos... Pablo está se encontrando com uma outra garota, porém não gostei dela. Creio que Malu seja melhor para ele!
LUCINEIDE: E o que tenho com isso? Minha neta não ficará com o larápio de Pablo.
CARMEN (SÉRIA): Pablo é um larápio, porém é controlável. Entenda, eles têm que ficar juntos, assim podemos regular essa relação! Vamos fazer um pacto.
LUCINEIDE: Um pacto?
CARMEN (SÉRIA): Sim! E aceite logo, caso contrário desisto de me unir a você.
ᘚ Lucineide e Carmen apertam as mãos. E pela primeira vez elas sorriem uma para a outra ᘛ
CENA 10 (PORTO/EXTERNA/TARDE)
ᘚ Celine e Estela surge se aproximando do Transatlântico com destino à Europa ᘛ
CELINE (APREENSIVA): Estou com certo medo de embarcar! Já pensou se este navio afunda conosco nele?
ESTELA (SORRINDO): Pare com isso! A embarcação é segura. Além do mais estará ao meu lado! Fique tranquila.
CELINE (SORRINDO): Confiarei em ti! Então vamos minha amada... Vamos rumo à felicidade europeia!
───
DIAS DEPOIS
PARIS, FRANÇA
CENA 11 (TORRE EIFFEL/EXTERNA/TARDE)
ᘚ Ao som de "At Last - Etta James" a câmera do alto se aproxima da Torre e mostra Celine e Estela aos pés dela ᘛ
ESTELA (SORRINDO): Então, o que achou de Paris?
CELINE (SORRINDO): É mais incrível do que eu imaginava! É uma cidade sensacional, nem sei se voltarei ao Brasil.
ᘚ Elas sorriem ᘛ
ESTELA: Sobre o perverso desejo... Estamos em Paris, na Torre Eiffel, acho que está na hora de beijar-me!
CELINE (SORRINDO): Certamente está!
ᘚ Celine se aproxima, dando-lhe um profundo beijo, que acalenta os corações. Elas permanecem se beijando, a imagem escurece ᘛ
───
NOVA YORK, EUA
CENA 12 (EMPIRE STATE BUILDING/INTERIOR)
ᘚ Alice e Benjamin aparecem na sacada do arranha-céu, eles observam toda a cidade pelo alto ᘛ
BENJAMIN (SORRINDO): Quem diria, do Carnaval carioca para a grande torre do mundo. Tens me proporcionado muita coisa, Alice!
ALICE (SORRINDO): Nosso amor nos proporcionou muita coisa! Tu és o encanto que minha alma procurava.
BENJAMIN: Ah, eu aprendi uma frase em inglês, veja! Marry me, Darling! (Case comigo, querida!)
ᘚ Benjamin surge com um par de alianças ᘛ
ALICE (SORRINDO): No, my love. Benjamin, não terminarei minha história casando contigo! Muito antiquado! Porém, lhe recompenso com um beijo. Aceita?
ᘚ Ele sorri. Alice e ele entrelaçam pela última vez o beijo que uniu o destino dos dois e seus amores dançam uma última valsa. Ao som de "New York, New York - Frank Sinatra", é feito um paralelo mostrando todos os beijos deles ao longo da história ᘛ
A IMAGEM CONGELA EM ALICE E BENJAMIN, E GANHA UM EFEITO DE FILME ANTIGO.
Encerramento (último capítulo):
20/08/2021
©️ GS Literatura