top of page

Amor & Classe - Capítulo 47

Web Novela

Autor: Rhay Dias

Direção: Dinho Oliveira

 

Abertura:

───────────────────────

"No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas

que o vento não conseguiu levar:

um estribilho antigo

um carinho no momento preciso

o folhear de um livro de poemas

o cheiro que tinha um dia o próprio vento..." 

 

— Mario Quintana

─────────────────────── 

 

ᘚ As viaturas chegam na casa de campo, é mostrado eles entrando apressados no local ᘛ 

 

CENA 01 (CASA DE CAMPO/INTERIOR/NOITE) 

 

ᘚ Eles entram e começam a procurar, até que chegam na capela e notam a taça de vinho ao lado de um frasco de veneno ᘛ 

 

DELEGADO (SÉRIO): Há vinho e uma substância aqui, ela seria capaz de cometer suicídio? 

 

ALICE (SÉRIA): Aquela ordinária é capaz de tudo! Mas se matar não. Não nos roubaria em vão! 

 

ᘚ Henry nota um pequeno bilhete aos pés do crucifixo ᘛ 

 

• BILHETE 

 

"Por que procuram entre os mortos aquela que viva está!" 

 

HENRY (SÉRIO): É UMA DISTRAÇÃO! Marjorie está fugindo! Temos que sair daqui imediatamente. 

 

ᘚ Henry entrega o bilhete para o delegado, ele lê e após isso todos saem da residência ᘛ 

 

CENA 02 (CASA DE CAMPO/EXTERNA) 

 

DELEGADO: Todos de volta aos carros, Marjorie não está aqui! Fechem as entradas principais. 

 

HENRY (SÉRIO): Nesta região há muitas estradas por dentro da mata, temos que percorrer elas! 

 

DELEGADO: Dividirei minha equipe, parte irá pela estrada principal e a outra virá conosco nessa busca pela mata. Vamos!

 

ᘚ Os policiais presentes adentram seus veículos e saem em retirada dali. A câmera se distancia pelo alto ᘛ

─── 

 

ᘚ A câmera, em sequência de takes, mostra os diversos caminhos percorridos pelos policiais. Até que mostra o caminho por dentro da mata que Henry percorre ᘛ 

 

CENA 03 (PENHASCO/EXTERNA/NOITE) 

 

ᘚ Henry, Alice e os policiais chegam no local sem saída através da estrada. Marjorie, com uma piteira de fumo na boca, aparece em frente ao seu carro ᘛ 

 

MARJORIE (SORRINDO): Ora queridos, já chegaram? 

 

HENRY (NERVOSO): Desgraçada! Se entregue logo e pare como este seu joguinho deplorável. 

 

ALICE (SÉRIA): Se entregue! ACABOU PRA VOCÊ. 

 

ᘚ Marjorie solta uma gargalhada. Após isso, com as malas de dinheiro em mãos, fica de frente para eles ᘛ 

 

MARJORIE: Me entregar? Queridos, nossas histórias merecem desfechos mais gloriosos! Eu sou gloriosa. 

 

DELEGADO (SÉRIO): Se afaste do despenhadeiro! A prisão é a única saída que tens. 

 

MARJORIE (SORRINDO): CALE-SE! Você não está falando com uma mulher qualquer. Está falando com uma deusa! 

 

HENRY (GRITANDO): CHEGA DESSA PATETICE! 

 

MARJORIE (SÉRIA): Sim, chega! O fim se aproxima, porém me agradeçam por fazer a vida de vocês ter protagonismo. Sem mim suas histórias seriam entediantes! 

 

ᘚ Marjorie em um desequilíbrio é lançada ao precipício, ela não grita por socorro, mas sorri. O dinheiro que estava na mala flutua pelo ar, revestindo ela. Em câmera lenta e ao som de "Lacrimosa - Mozart", é mostrado o corpo dela que cai em direção à morte e ao tormento eterno ᘛ

───

MESES DEPOIS

 

• Os LeBlanc conseguem reaver o dinheiro roubado por Marjorie

• Alice inicia a reconstrução da fábrica

• Henry tenta a reaproximação com sua família

• Chega o dia do casamento de Glória com Jorge 

 

CENA 04 (FÁBRICA LEBLANC/INTERIOR/TARDE) 

 

ᘚ Alice aparece andando entre os diversos operários que trabalham na reconstrução da fábrica, ela nota a presença de Henry ᘛ 

 

ALICE: O que faz aqui? 

 

HENRY: Vim admirar o excelente trabalho que tens executado na reconstrução. Mas... queria meu emprego novamente. 

 

ALICE (SÉRIA): Emprego? Há uma vaga para liderar os grupos de operários. Irei à Nova York com Benjamin, é sua chance de reconquistar minha confiança. 

 

HENRY: É a única vaga que podes me oferecer? 

 

ALICE: De momento sim, é a única! Aceita? 

 

HENRY (SORRINDO): Não me restam outras alternativas, se é o que tem... Irei aproveitar a oportunidade. 

 

ALICE (SORRINDO): Pois comece agora! Caso queira, há macacões no vestiário. 

 

ᘚ Alice, caçoando ele, solta risadas ᘛ 

 

CENA 05 (CANDELÁRIA/INTERIOR/TARDE) 

 

ᘚ No altar está Jorge, sorridente ele espera por Glória. Ela chega deslumbrante e é levada ao altar. Celine, Estela e Vera olham sorridentes ᘛ 

 

JORGE (SORRINDO): Você é uma deusa! És perfeita. Não há outra que se compare a ti, minha amada! 

 

GLÓRIA (SORRINDO): Teu jeito cavalheiro é inexplicável, Jorge! 

 

PADRE: Ambos presentes, iniciaremos a cerimônia! 

 

JORGE (SORRINDO): Que faça isso logo, senhor padre! Esperei muito por esse momento e meus lábios já não aguentam ficar longe de Glória! 

 

ᘚ Todos sorriem. Em vários takes é mostrado a cerimônia, chega o momento de jogar o buquê ᘛ 

 

GLÓRIA (SORRINDO): Veremos quem será a próxima! 

 

ᘚ Glória joga o buquê e ele cai sobre as mãos de Vera ᘛ 

 

VERA (SURPRESA): Ah, céus! Agora só falta o pretendente! 

 

ᘚ Elas sorriem, a imagem escurece ᘛ 

 

CENA 06 (SALÃO DE FESTA/INTERIOR/NOITE) 

 

ᘚ A imagem clareia e mostra todos no local se divertindo. Celine e Estela se aproximam de Glória ᘛ 

 

CELINE (SORRINDO): Parabéns, minha mãe! Desejo toda felicidade do mundo para você! 

 

ESTELA: Bom, eu mesma nem preciso dizer o quanto me alegra ver-te contente. 

 

GLÓRIA (SORRINDO): Eu agradeço o apoio de vocês duas! Ah, que não só eu seja feliz, vocês também! 

 

CELINE: Falando em felicidade, eu e Estela iremos para França em alguns dias. Passaremos uma temporada lá! 

 

GLÓRIA: Não demorem! Estarei morrendo de saudades de vocês duas. 

 

ESTELA (SORRINDO): Também sentiremos sua falta! 

 

ᘚ Elas ficam conversando, a câmera se distancia mostrando todo o salão ᘛ 

 

CENA 07 (CASA DE HILDA/INTERIOR/NOITE) 

 

ᘚ Pablo chega no local acompanhado de Cloe, eles se sentam à mesa. Carmen e Hilda analisam ela ᘛ 

 

HILDA: Cloe, não é? Quais são suas intenções com meu filho? 

 

CLOE (SORRINDO): Intenções? Ah, Pablo é um divertimento meu... Não quero nada além de poder usá-lo. 

 

PABLO (SÉRIO): CLOE!

 

ᘚ Carmen e Hilda se olham pasmas ᘛ 

 

CARMEN (SUSSURRANDO): Essa menina é muito moderninha, não gostei... Prefiro a neta da velha depravada. 

 

HILDA (SÉRIA): Concordo plenamente! Malu é melhor para o nosso Pablo. 

───

18 DE SETEMBRO

SÃO PAULO, CAPITAL

 

CENA 08 (TV TUPI/INTERIOR/TARDE) 

 

ᘚ Dentro do estúdio o apresentador inicia a primeira transmissão de tv do país, em seguida Alice começa a falar ᘛ 

 

ALICE: Estamos diante de uma nova era da comunicação no país! A televisão trará avanços. E como mulher, espero que a partir deste meio, os ideais de nossa liberdade sejam reproduzidos em larga escala! 

 

ᘚ A câmera mostra o diretor da transmissão enlouquecido tentando remover o foco das câmeras em Alice ᘛ 

 

DIRETOR (NERVOSO): MUDEM O FOCO! CORTA, CORTA!

 

ALICE (SÉRIA): Mulheres, ocupem o espaço de vocês aqui! Reproduzam nossa mensagem, espalhem nossa luta! 

 

ᘚ Alice finaliza o discurso. Ao som de "Respect - Aretha Franklin" a câmera se afasta dela ᘛ 

 

CENA 09 (RUA/EXTERNA/TARDE) 

 

ᘚ Carmen surge andando pela calçada quando vê Lucineide do outro lado, ela se aproxima ᘛ 

 

CARMEN (SÉRIA): Velha depravada, tenho que falar contigo! 

 

LUCINEIDE (SÉRIA): O que quer, chimpanzé? 

 

CARMEN: Nosso netos... Pablo está se encontrando com uma outra garota, porém não gostei dela. Creio que Malu seja melhor para ele! 

 

LUCINEIDE: E o que tenho com isso? Minha neta não ficará com o larápio de Pablo. 

 

CARMEN (SÉRIA): Pablo é um larápio, porém é controlável. Entenda, eles têm que ficar juntos, assim podemos regular essa relação! Vamos fazer um pacto. 

 

LUCINEIDE: Um pacto? 

 

CARMEN (SÉRIA): Sim! E aceite logo, caso contrário desisto de me unir a você. 

 

ᘚ Lucineide e Carmen apertam as mãos. E pela primeira vez elas sorriem uma para a outra ᘛ 

 

CENA 10 (PORTO/EXTERNA/TARDE) 

 

ᘚ Celine e Estela surge se aproximando do Transatlântico com destino à Europa ᘛ 

 

CELINE (APREENSIVA): Estou com certo medo de embarcar! Já pensou se este navio afunda conosco nele? 

 

ESTELA (SORRINDO): Pare com isso! A embarcação é segura. Além do mais estará ao meu lado! Fique tranquila. 

 

CELINE (SORRINDO): Confiarei em ti! Então vamos minha amada... Vamos rumo à felicidade europeia! 

───

DIAS DEPOIS 

PARIS, FRANÇA

 

CENA 11 (TORRE EIFFEL/EXTERNA/TARDE) 

 

ᘚ Ao som de "At Last - Etta James" a câmera do alto se aproxima da Torre e mostra Celine e Estela aos pés dela ᘛ 

 

ESTELA (SORRINDO): Então, o que achou de Paris? 

 

CELINE (SORRINDO): É mais incrível do que eu imaginava! É uma cidade sensacional, nem sei se voltarei ao Brasil. 

 

ᘚ Elas sorriem ᘛ 

 

ESTELA: Sobre o perverso desejo... Estamos em Paris, na Torre Eiffel, acho que está na hora de beijar-me! 

 

CELINE (SORRINDO): Certamente está! 

 

ᘚ Celine se aproxima, dando-lhe um profundo beijo, que acalenta os corações. Elas permanecem se beijando, a imagem escurece ᘛ

───

NOVA YORK, EUA

 

CENA 12 (EMPIRE STATE BUILDING/INTERIOR) 

 

ᘚ Alice e Benjamin aparecem na sacada do arranha-céu, eles observam toda a cidade pelo alto ᘛ 

 

BENJAMIN (SORRINDO): Quem diria, do Carnaval carioca para a grande torre do mundo. Tens me proporcionado muita coisa, Alice! 

 

ALICE (SORRINDO): Nosso amor nos proporcionou muita coisa! Tu és o encanto que minha alma procurava. 

 

BENJAMIN: Ah, eu aprendi uma frase em inglês, veja! Marry me, Darling! (Case comigo, querida!) 

 

ᘚ Benjamin surge com um par de alianças ᘛ 

 

ALICE (SORRINDO): No, my love. Benjamin, não terminarei minha história casando contigo! Muito antiquado! Porém, lhe recompenso com um beijo. Aceita? 

 

ᘚ Ele sorri. Alice e ele entrelaçam pela última vez o beijo que uniu o destino dos dois e seus amores dançam uma última valsa. Ao som de "New York, New York - Frank Sinatra", é feito um paralelo mostrando todos os beijos deles ao longo da história ᘛ 

 

A IMAGEM CONGELA EM ALICE E BENJAMIN, E GANHA UM EFEITO DE FILME ANTIGO.

 

Encerramento (último capítulo):

20/08/2021

 

©️ GS Literatura

© Copyright 2011-2025 GS.

bottom of page