Amor & Classe - Capítulo 27
Web Novela
Autor: Rhay Dias
Direção: Dinho Oliveira
Abertura:
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"A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar"
- Vinicius de Moraes
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CENA 01 (FÁBRICA LEBLANC/ESCRITÓRIO DE LUÍS/FIM DE TARDE)
ᘚ Marjorie se recompõe, se levanta do chão e olha para Henry ᘛ
MARJORIE (SÉRIA): Tenha cautela em suas decisões, me afastar e humilhar não é uma vantagem.
HENRY (SÉRIO): Estas são as novas regras do jogo, se adeque a elas, caso contrário não vem jogar!
ᘚ Marjorie sorri para ele e caminha pelo local ᘛ
MARJORIE (SORRINDO): Ver você cheio de autoridade me soa como piada! Eu sou maior que você, fique ciente disso, a qualquer momento eu lhe derrubo...
HENRY: Pois então tente, estarei à sua espera!
MARJORIE: Sua audácia é idêntica a de uma criança brincando com fogo, mas se assim quer continuar, sem problemas... A sua queda virá, meu amado.
ᘚ Marjorie, cínica, sorri para ele. Ela sai do local deixando Henry irritado e apreensivo ᘛ
CENA 02 (CASA DE HILDA/SALA/INTERIOR)
ᘚ Hilda está no local conversando no telefone, Carmen escondida na entrada observa tudo ᘛ
HILDA (SORRINDO): Então ainda tem vagas na casa de repouso? […] E vocês pegam a velha... Quer dizer, a senhora em casa? Que maravilha! Poderia me informar os horários que tem disponível? […] Amanhã ao meio-dia, perfeito!
ᘚ Hilda encerra a ligação ᘛ
HILDA (SORRINDO): Pronto, agora a paz chegará, a demônia ancestral sairá de minha casa!
ᘚ Ela se levanta e sai do local, momentos depois Carmen chega e se aproxima do telefone ᘛ
CARMEN (SÉRIA): Agora veremos quem sairá desta casa!
ᘚ Carmen começa a discar o mesmo número da casa de repouso ᘛ
CARMEN: Olá, é da casa de repouso em Petrópolis, correto? […] Pois eu gostaria de mandar uma paciente para você, o nome é Hilda... O sobrenome me foge, mas não se preocupe, é minha nora. Sabe como é né, filhos e marido deixam uma mulher louca! […] Passarei o endereço, irão vir ao meio-dia de amanhã? Tragam seringas com calmantes, a fera é agitada!
ᘚ Carmen continua a falar no telefone e a câmera vai se afastando ᘛ
CENA 03 (MANSÃO LEBLANC/QUARTO DE ALICE/INTERIOR/NOITE)
ᘚ Alice, deitada em sua cama, fica pensativa e silenciosa. Cloe entra no local e deita-se ao lado dela ᘛ
CLOE: Não descerá conosco para o jantar?
ALICE (DESOLADA): Estou sem fome. Na verdade, já estou sem vontade de muitas coisas, não imaginava que viria esse turbilhão sobre mim!
CLOE: É hora de reanimar, amiga! Um mundo de gente precisa de sua animação agora, eu, sua mãe, Benjamin, as meninas do movimento e agora a fábrica de sua família.
ᘚ Cloe sorri e pega nas mãos de Alice ᘛ
CLOE: Sei que é difícil, mas a vida tem que seguir e você não pode e nem deve se entregar para a tristeza!
ALICE (SORRINDO): Tem total razão, tenho que seguir... Agradeço por sua amizade, sua companhia está sendo fundamental.
ᘚ Alice e Cloe se abraçam, em seguida se levantam e saem do local ᘛ
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DIA SEGUINTE
ᘚ Ao som de "C'est Magnifique - Melody Gardon" a câmera percorre toda cidade até o amanhecer na praia de Copacabana ᘛ
CENA 04 (UNIVERSIDADE/INTERIOR)
ᘚ A câmera adentra o ambiente e é mostrado Cícero e Joseph conversando ᘛ
JOSEPH: Então, como tem sido seus dias aqui na universidade? Espero que já tenha se entrosado com os demais estudantes.
CÍCERO: As aulas têm sido incríveis, é um aprendizado novo a cada instante. Em relação ao entrosamento não aconteceu muito.
JOSEPH (ESTRANHANDO): Ainda não se entrosaram? Aconteceu algo que eu deva saber?
ᘚ Cícero o olha de forma contida, mas volta a falar ᘛ
CÍCERO: O senhor sabe da minha condição aqui dentro e a visão das pessoas em relação a mim, talvez seja esse o problema por não se aproximarem.
JOSEPH (SÉRIO): Tomarei atitudes para que isso mude imediatamente.
CÍCERO (HESITANDO): Não quero que o senhor intervenha nessa questão, isso só causará mais afastamento. Estou bem, se algo grave acontecer serei eu o primeiro a lhe informar.
JOSEPH: Irei respeitar sua decisão, mas saiba que estarei aqui para apoiá-lo.
ᘚ Cícero, com um sorriso agradece a preocupação. A câmera se distancia deles enquanto conversam ᘛ
CENA 05 (MANSÃO LEBLANC/QUARTO DE VERA/INTERIOR/MANHÃ)
ᘚ Ao som de "Talvez - Caetano Veloso, Tom Veloso" é mostrado Vera vendo fotos de Luís ᘛ
VERA (CHORANDO): É Luís, conseguiu me afundar em lamento quando estava vivo e agora depois de morto traz essa dor imensa em meu peito novamente.
ᘚ Vera, tomada por tristeza, rasga Luís em uma foto com os dois juntos ᘛ
VERA: Minha vida toda dedicada a ti e aos nossos filhos, para no caminho me trair com uma mulher durante anos e no final da vida me deixar só de vez. Acabou, agora definitivamente, acabou!
ᘚ As lágrimas dela caem sobre as outras fotos, uma mistura de raiva e dor faz com que Vera rasgue todas as fotos ᘛ
CENA 06 (BISTRÔ/INTERIOR/MANHÃ)
ᘚ Uma música ambiente se espalha pelo local, a câmera se aproxima de uma mesa onde Marjorie conversa com Nero ᘛ
MARJORIE: Devo lhe parabenizar pelo ótimo trabalho que realizou, e ainda mais por não ter deixado um vestígio se quer.
NERO (SÉRIO): Sempre cumpro minha parte com excelência Marjorie. Agora cabe a você cumprir a sua, porque isso não sairá barato para ti.
MARJORIE (SORRINDO): Sempre querendo dinheiro e mais dinheiro... Está bem, não vejo problema nisso, mas antes tenho outro trabalho para ti.
ᘚ Nero se cala e fica olhando para ela ᘛ
MARJORIE: Não me olhe assim, é um serviço simples e está ao seu alcance. Apenas quero que você me coloque no antro onde Henry vai.
NERO: Queres flagrar teu esposo nos braços de outra? Tens desejos estranhos Marjorie.
MARJORIE (SÉRIA): Não seja ridículo, tenho questões maiores a tratar do que uma mera traição. Posso contar contigo?
NERO: Pagando por isso eu te levo até o céu, querida.
ᘚ Marjorie sorri, em seguida ela e Nero fazem um brinde ᘛ
CENA 07 (RUA/EXTERNA/MANHÃ)
ᘚ A câmera se aproxima de Glória, Celine e Estela que andam pelo centro fazendo compras ᘛ
GLÓRIA (SORRINDO): Nada melhor do que um dia de compra para alegrar a vida de uma mulher.
ᘚ Elas sorriem ᘛ
CELINE: Já tenho novos vestidos e agora só me resta esperar novas oportunidades para usá-los. Se quiser me chamar para novos bailes estou a disposição, Estela.
GLÓRIA (SORRINDO): Celine se transformou em uma festeira! Viu o que fizeste na minha filha Estela?
ESTELA: Se surgir novas ocasiões certamente lhe falarei.
GLÓRIA: Ainda descobrirei a fórmula mágica que usou com Celine, Estela.
ESTELA (SORRINDO): Não houve magia, apenas trocas de atenção, carinho e amor.
ᘚ Elas se olham discretamente. Glória nada percebe e volta a conversar ᘛ
CENA 08 (MANSÃO LEBLANC/ESCRITÓRIO/INTERIOR)
ᘚ Henry, pensativo, observa a decoração do local que em tudo lembra seu pai. Alice chega no ambiente ᘛ
ALICE: Quero conversar contigo, referente a fábrica da família.
HENRY: Se falará sobre a presidência saiba que decisão mais plausível é me deixar tomar posse, visto que você é nossa mãe não tem experiência.
ALICE: Não faço questão de ter a presidência em minhas mãos, o assunto é outro! Quero que mantenha Benjamin no cargo que meu pai o empregou.
ᘚ Henry a olha em silêncio, em seguida abre um sorriso ᘛ
HENRY (SORRINDO): Alice, Benjamin é só um funcionário afortunado que namora a herdeira da fábrica, mas se ele não der resultados eu sou obrigado a dispensá-lo.
ALICE (SÉRIA): Benjamin depende desse emprego, e para o bom equilíbrio de nossa relação eu espero que deixe-o trabalhar em paz.
HENRY: Tudo dependerá dele, minha irmã. Eu só observo o andar da situação.
ᘚ Henry sorri para ela, Alice fica em silêncio o observando ᘛ
CENA 09 (PENSÃO DE LUCINEIDE/INTERIOR)
ᘚ Lucineide aparece fazendo trabalhos domésticos, Malu se aproxima ᘚ
LUCINEIDE: Por que está com essa cara, o que aconteceu?
MALU: Estou com saudades de ser cortejada por Pablo. Ele é um abestalhado, porém me divertia.
LUCINEIDE (SÉRIA): Pouca vergonha! Deveria procurar rapazes de boa conduta, não uma larápio feito o Pablo.
MALU: Toda a noite vejo diversos homens indo para o cômodo lá atrás, porque não me apresenta a um deles?
ᘚ Lucineide se cala e muda de assunto ᘛ
LUCINEIDE (SÉRIA): Não são homens para seu tipo, agora pare de falar e vá fazer alguma coisa para entreter essa mente. Vai, vai!
ᘚ Malu se retira do local. A câmera se afasta pelo lado de fora mostrado a casa de Hilda ᘛ
CENA 10 (CASA DE HILDA/INTERNA/TARDE)
ᘚ O relógio marca meio-dia, Hilda e Carmen ficam na expectativa pela chegada do carro da casa de repouso. A campainha toca e elas atendem ᘛ
HOMEM I: Senhora Hilda? O carro já está pronto para levar a senhora para nossa casa.
HILDA (SORRINDO): Sou eu, mas é minha sogra que vocês levarão. Carmen Cassetti, olhe no papel.
ᘚ Ele olha rapidamente ᘛ
HOMEM I: Perdoe-me pelo equívoco, temos que levar as duas. Por favor, nos acompanhe!
CARMEN (SÉRIA): A única que levará será essa mulherzinha, é ela que está maluca, podem levar!
ᘚ As duas começam a discutir, Aurélio e Pablo chegam no local ᘛ
AURÉLIO (NERVOSO): Que diabos está acontecendo aqui?!
HOMEM I: Senhor, temos um pedido de internação dessas duas senhoras na casa de repouso em Petrópolis, temos que levá-las, mas estão se recusando.
AURÉLIO (INTERESSADO): Casa de repouso, as duas e em Petrópolis. Que maravilha! Pode levar as duas. Levem nem que sejam amarradas! Meu momento de paz chegou.
ᘚ Carmen e Hilda reagem surpresas ᘛ
CARMEN E HILDA (JUNTAS): O QUE?
A IMAGEM CONGELA EM HILDA E CARMEN, E GANHA UM EFEITO DE FILME ANTIGO.
Encerramento:
28/07/2021
©️ GS Literatura.